Operação reflete visão sobre segurança

Publicado no Valor

Com Melina Risso

A operação da Polícia Civil que deixou 28 mortos na quinta-feira na favela do Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro, reflete uma visão de segurança pública que prima pelo confronto e pelo uso da força e que segue sendo implementada no Estado há pelo menos 30 anos com poucas interrupções. Especialistas ouvidos pelo Valor acrescentam que, depois de um início em que conseguiu reduzir as mortes violentas no Estado, a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin que limitou as ações policiais em comunidades do Rio durante a pandemia passou a ser menos efetiva a partir de outubro.

Melina Risso, diretora de Projetos do Instituto Igarapé, diz que o Rio “está vivendo talvez a parte mais perversa do descontrole absoluto da segurança pública”, inclusive com ações “provocando” o Judiciário em meio à decisão do STF sobre operações em favelas.

Leia mais

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo