OECD Conflict and Fragility – Investing in Security: A Global Assessment of Armed Violence Reduction Initiatives

Robert Muggah e Achim Wenmann (editors)
2011

(Disponível apenas em inglês)

Estimativas conservadoras indicam que pelo menos 740 000 homens, mulheres, jovens e crianças morrem a cada ano como resultado da violência armada, a maioria em contextos de média e baixa renda (Krause, Muggah, Wenmann 2008). A maior parte dessas mortes ocorrem fora de contextos de guerra, embora os conflitos armados continuem a gerar altas incidências destas casualidades. Abordagens de redução e prevenção do sofrimento estão se tornando cada vez mais importantes na agenda internacional. A Secretaria Geral das Nações Unidas e a Assembléia Geral da ONU, apontaram que as relações entre a violência armada e o sub-desenvolvimento e diversos processos diplomáticos de alto nível estão trazendo cada vez mais atenção a soluções promissoras. Apesar da preocupação global com os custos e consequências da violência armada, existem comparativamente poucos estudos sobre como acabar com seus riscos e efeitos. Virtualmente não há nenhuma informação disponível sobre redução da violência armada e as possíveis ações para sua prevenção, menos ainda sobre efetividade destas.

Esse relatório tem com o intuito de preencher esta lacuna. Destina-se a gerar uma compreensão mais profunda acerca do que funciona ou não quando se trata de redução e prevenção da violência armada (AVRP), afim de estimular analises e contribuir para políticas e práticas mais eficientes. Ele se baseia num mapeamento em larga escala das atividades AVRP, concentrando-se principalmente nas práticas mais comuns em seis países – Brasil, Burundi, Colombia, Liberia, Africa do Sul e Timor-Leste. Esses países apresentam contextos práticos muito diferentes – que variam de altas taxas de criminalidade violenta a longos períodos de insegurança pós-conflito – nos quais “development practitioners” estão atualmente engajados. Oferecendo novos dados e análises, esta avaliação tem como base principal o relatório Armed Violence Reduction – Enabling Development, produzido pela Organisation for Economic Co-operation and Development’s International Network on Conflict and Fragility (OECD, 2009a)

VER PDF

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo