OECD Conflict and Fragility – Investing in Security: A Global Assessment of Armed Violence Reduction Initiatives

Robert Muggah e Achim Wenmann (editors)
2011

(Disponível apenas em inglês)

Estimativas conservadoras indicam que pelo menos 740 000 homens, mulheres, jovens e crianças morrem a cada ano como resultado da violência armada, a maioria em contextos de média e baixa renda (Krause, Muggah, Wenmann 2008). A maior parte dessas mortes ocorrem fora de contextos de guerra, embora os conflitos armados continuem a gerar altas incidências destas casualidades. Abordagens de redução e prevenção do sofrimento estão se tornando cada vez mais importantes na agenda internacional. A Secretaria Geral das Nações Unidas e a Assembléia Geral da ONU, apontaram que as relações entre a violência armada e o sub-desenvolvimento e diversos processos diplomáticos de alto nível estão trazendo cada vez mais atenção a soluções promissoras. Apesar da preocupação global com os custos e consequências da violência armada, existem comparativamente poucos estudos sobre como acabar com seus riscos e efeitos. Virtualmente não há nenhuma informação disponível sobre redução da violência armada e as possíveis ações para sua prevenção, menos ainda sobre efetividade destas.

Esse relatório tem com o intuito de preencher esta lacuna. Destina-se a gerar uma compreensão mais profunda acerca do que funciona ou não quando se trata de redução e prevenção da violência armada (AVRP), afim de estimular analises e contribuir para políticas e práticas mais eficientes. Ele se baseia num mapeamento em larga escala das atividades AVRP, concentrando-se principalmente nas práticas mais comuns em seis países – Brasil, Burundi, Colombia, Liberia, Africa do Sul e Timor-Leste. Esses países apresentam contextos práticos muito diferentes – que variam de altas taxas de criminalidade violenta a longos períodos de insegurança pós-conflito – nos quais “development practitioners” estão atualmente engajados. Oferecendo novos dados e análises, esta avaliação tem como base principal o relatório Armed Violence Reduction – Enabling Development, produzido pela Organisation for Economic Co-operation and Development’s International Network on Conflict and Fragility (OECD, 2009a)

VER PDF

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo