Nota do Instituto Igarapé: é urgente colocar fim à escalada do desrespeito e da violência contra as instituições democráticas e seus agentes

Diante da gravíssima agressão contra os policiais federais Karina Lino Miranda de Oliveira e Marcelo Vilella ocorrida neste domingo (23/10), o Instituto Igarapé reforça a urgência de se colocar fim a discursos e práticas que validam o desrespeito e a violência contra as instituições democráticas, colocando em risco a integridade e a vida de seus agentes.

Após ataques inaceitáveis e misóginos contra a Ministra Cármen Lúcia, associados a outros episódios de flagrante descumprimento das condições estabelecidas para que o ex-deputado e ex-presidente do PTB Roberto Jefferson aguardasse seu julgamento em prisão domiciliar, o Ministro Alexandre de Moraes ordenou o restabelecimento da prisão preventiva. No cumprimento da decisão do Ministro, o ex-deputado atirou com um fuzil e lançou granadas contra policiais federais que estavam no exercício de seu dever legal. Enquanto o ex-deputado resistia à prisão, o cinegrafista Rogério de Paula também foi agredido durante a cobertura nas proximidades.

O Instituto Igarapé reforça a sua solidariedade às vítimas de mais estes ataques. Também é urgente que se esclareça como o ex-deputado federal Roberto Jefferson teve acesso a armamento e munição em sua casa durante o cumprimento de prisão domiciliar. A partir deste esclarecimento, é fundamental que as instituições responsáveis por tal controle reforcem todas as medidas para que se previna a repetição desta ilegalidade, que impõe um enorme risco, sobretudo para os agentes policiais no cumprimento de suas funções.

Os porta-vozes do Instituto Igarapé estão disponíveis para entrevistas. Favor contatar no e-mail: press@igarape.org.br.

 

Sobre o Instituto Igarapé:

O Instituto Igarapé é um think and do tank independente focado nas áreas de segurança pública, climática e digital e suas consequências para a democracia. Seu objetivo é propor soluções e parcerias para desafios globais por meio de pesquisas, novas tecnologias, comunicação e influência em políticas públicas.(www.igarape.org.br)

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo