Inovação em Prevenção de Conflitos (Innovation in Conflict Prevention – ICP) é um projeto que busca identificar abordagens, respostas e práticas promissoras na prevenção de conflitos armados, com foco em seis estudos de caso de países na África.

Podcasts ICP

Esta é uma série de podcasts com influentes mediadoras femininas da África, retratando suas trajetórias e experiências com prevenção e resolução de conflitos.

CP Innovate

Esta série de op-eds analisa questões emergentes em prevenção de conflitos e/ou traça um panorama de iniciativas concretas.

Sobre o projeto

Resumo

Através do projeto Inovação na Prevenção de Conflitos (Innovation in Conflict Prevention – ICP), o Instituto Igarapé e o Institute for Security Studies (ISS) se unem para identificar inovações na prevenção de conflitos na África. Este projeto visa apoiar as Nações Unidas (ONU), a União Africana (UA) e as Comunidades Econômicas Regionais (CER), bem como as partes interessadas, nacionais e locais, para evitar a eclosão, escalada ou reincidência de conflitos armados. Três regiões da África são o foco do projeto: Sahel, Região dos Grandes Lagos e Chifre da África.

 

Argumento

Ao longo da última década, organizações internacionais, como a ONU e a UA, e seus Estados membros, renovaram seu compromisso em expandir as respostas para prevenir conflitos em todo o mundo. Esta nova urgência em se pensar prevenção de conflitos deve-se, em parte, ao longo alcance em termos de custos humanos e econômicos dos conflitos armados, especialmente na África e no Oriente Médio. No entanto, a disponibilidade de análises sobre “o que funciona” para prevenir conflitos é surpreendentemente pequena. Há comparativamente poucos repositórios de boas práticas, muito menos meios efetivos para compartilhar estas com instituições e indivíduos relevantes. Ao mapear e analisar a inovação na prevenção de conflitos em três regiões da África, o projeto visa contribuir para o preenchimento dessa lacuna.

 

A iniciativa avalia uma ampla gama de políticas, programas e práticas relevantes em países selecionados na África, com foco em três regiões: Sahel, Grandes Lagos e Chifre da África. O resultado esperado do projeto é reduzir a ameaça de conflitos violentos a populações vulneráveis ​​nos países africanos selecionados. Isso será alcançado através do desenvolvimento de uma plataforma digital de boas práticas e disseminação de resultados para tomadores de decisão e fomento de redes de atores. As prioridades temáticas incluem mediação, gênero, combate ao extremismo violento e cooperação Sul-Sul.

 

O projeto servirá como recurso para governos nacionais, agências multilaterais e organizações não governamentais, entre outras partes interessadas. Serão desenvolvidos produtos, tais como policy briefs, artigos e notas estratégicas para uma série de instituições no âmbito da ONU (Departamento de Assuntos Políticos, Departamento de Manutenção da Paz e Escritório de Apoio à Consolidação da Paz), daUA e seus departamentos, das CERs e partes interessadas de governo e sociedade civil em Nova York, Addis Abeba, bem comonas regiões do Sahel, do Chifre e dos Grandes Lagos.

 

O projeto enfatizará particularmente a importância crítica de adotar e incorporar uma lente de gênero. Nossa equipe está empenhada em examinar o papel específico das mulheres na concepção, implementação e avaliação da prevenção de conflitos, bem como a paz e a segurança internacionais de forma mais geral. Será feito um esforço especial na identificação de políticas inovadoras e soluções para prevenir e reduzir a violência organizada que envolva mulheres e meninas em toda a África. Da mesma forma, a equipe vai explorar as formas pelas quais as atividades de prevenção de conflitos têm promovido ativamente a participação das mulheres.

Estudo de casos

Parceria Institucional

O Institute for Security Studies (ISS) é nosso principal parceiro institucional nesse projeto.

Para mais informações sobre o ISS, visite:

www.issafrica.org

Contato

O Projeto ICP foi apoiado pelo Ministro das Relações Exteriores do Canadá desde 2017

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo