Haiti: um Laboratório de Engajamento Multisetorial

Maio, 2015
Observatório

Basta olhar para a gama de modalidades de engajamento do Brasil no Haiti para se dar conta da pluralidade de atores nacionais, públicos e privados, que hoje atuam na ilha caribenha. Este Brasil, no plural, traz consigo modelos distintos de cooperação, colocando em interação, e por vezes em conflito, visões variadas de segurança, desenvolvimento, parceria, assistência e solidariedade.

O ano de 2004 foi um ponto de inflexão para as relações Brasil-Haiti; marcando não apenas o envio de tropas e o comando brasileiro da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), em junho daquele ano, mas também a assinatura do Acordo Básico de Cooperação Técnica e Científica entre os dois países, em novembro.

Este texto pretende ser uma contribuição ao debate sobre o engajamento brasileiro no Haiti, com isso, apoiar uma compreensão mais aprofundada sobre as dinâmicas da atuação brasileira no Sul Global. Para tanto, apoia-se em análises existentes e busca consolidar perguntas e perspectivas que contribuam a um debate informado, diverso e transparente.

Texto de Laura Waisbich e Melissa Pomeroy. Publicado em Perspectivas do Território, número 1 – setembro/2014, pelo Observatório Brasil e o Sul. 

VER PDF

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo