Com aumento de confrontos em protestos, prefeito de Cali declara estado de emergência

Publicado no Globo

Com Katherine Aguirre

O prefeito de Cali, epicentro dos protestos que tomaram a Colômbia há mais de uma semana e deixaram ao menos 24 mortos, declarou estado de emergência na cidade por três meses, prazo que pode ser prorrogado. Segundo o decreto do prefeito Jorge Iván Ospina, a medida foi tomada para “satisfazer as necessidades da população e fortalecer as ações que visam a proteção dos moradores de Cali”.

— Cali é uma cidade pobre, com forte histórico de movimentos sociais, e historicamente mais próxima à esquerda do que o restante do país — explica Katherine Aguirre, pesquisadora associada do Instituto Igarapé, que vive na cidade. — Essa movimentação social radicalizada é uma forte resposta às desigualdades. — Nos últimos dias, foram intensas as negociações para reduzir o conflito, com mediação de ONGs e da Igreja Católica.

Leia mais

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo