Colômbia e as FARC

Quando o governo colombiano anunciou, em agosto de 2012, que havia concordado em iniciar um processo de paz com o então maior e mais resiliente movimento guerrilheiro da América Latina,

as Fuerzas Armadas Revolucionárias de Colômbia (Farc), a expectativa de grande parte do povo colombiano se renovou. O conflito já dura mais de 50 anos e ocasionou a morte de mais de 260 mil pessoas e o deslocamento forçado de outras 7 milhões de suas casas.

Colômbia e as Farc: cenários pós-conflito e repercussões regionais, de Guilherme Damasceno Fonseca e Christian Vianna de Azevedo, analisa o processo de paz e chama atenção para possíveis desdobramentos do sucesso ou fracasso do acordo para o Brasil.

“Um eventual insucesso do processo de paz com as Farc poderia impactar futuras iniciativas similares com outros grupos guerrilheiros, como o ELN. Regionalmente, isso poderia fomentar ainda mais a expansão transnacional das organizações criminosas colombianas”, analisam os autores.

 

Leia o relatório na íntegra

 

Sobre os autores

Guilherme Damasceno Fonseca é agente de Polícia Federal há 20 anos. Mestre em Relações Internacionais pela PUC Minas e co-autor do livro Passaporte para o Terror: Os voluntários do Estado Islâmico, possui graduação em Direito pela Faculdades Milton Campos e em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui pós-graduações em Direito Público, Execução Políticas de Segurança Pública e em Direito Constitucional. É especialista em Políticas e Estratégias de Defesa e Combate ao Crime organizado Transnacional, ambos pela National Defense University de Washington DC. Participa dos grupos de pesquisa Terrorism Research Initiative, da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Terrorismo e Violência Política, Grupo de Estudos Oriente Médio e Magreb da PUC Minas e Grupo de Pesquisa Religião, Pluralismo e Diálogo da PUC Minas.

 

Christian Vianna de Azevedo é agente de Polícia Federal há 17 anos. Doutorando em Relações Internacionais pela PUC Minas e mestre em Relações Internacionais pela mesma universidade, formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. É também Especialista em Estratégia e Políticas de Defesa pela National Defense University/EUA e em Combate ao Crime Organizado Transnacional pela National Defense University/EUA. É ainda pesquisador da Terrorism Research Initiative – TRI – no Brasil, da Rede de Pesquisa em Terrorismo, Contraterrorismo e Crime Organizado da Academia Nacional de Polícia, e do Grupo de Estudos de Oriente Médio e Magreb da PUC Minas.

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo