Ano eleitoral traz à tona discussão sobre segurança

2/03/2018
Artigo publicado originalmente em Um Brasil

O fato de 2018 ser um ano eleitoral indica que o tema “segurança pública” será debatido, mas isso precisa ser feito de forma séria e com o objetivo de avançar nas atuais políticas. É o que acredita a cofundadora e diretora-executiva do Instituto Igarapé, Ilona Szabó.

Em entrevista ao UM BRASIL, a especialista em segurança pública afirma a Denis Russo que é um desafio trazer à tona o assunto em uma época polarizada, em que muitos brasileiros se posicionam apenas contra ou a favor de algo.

“É uma boa oportunidade de pautar um debate baseado no que funciona, em fatos e evidências, em experiências bem-sucedidas tanto nacionais quanto internacionais e tentar tornar esse assunto tão nobre quanto os outros direitos sociais”, diz.

Ilona alerta que segurança é um bem público, e sem ela não há desenvolvimento. “Nesse sentido, é até mais importante a gente pensar na proteção da vida para, então, poder prover educação e saúde de qualidade em locais onde não conseguimos entrar hoje”, explica.

A especialista, também uma das idealizadoras do movimento Agora!, destaca que a segurança pública é um bem público, não tem partido político e tem caráter e natureza indivisíveis. Esse pensamento, segundo Ilona, nos leva à reflexão de que estaremos seguros quando todos estiverem. “Todos nós estamos com medo, todos queremos viver em cidades mais seguras e conviver e viver em paz”, finaliza.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo