A inserção de civis brasileiros no sistema ONU: oportunidades e desafios

Apesar das aspirações globais do Brasil, é ainda limitado o engajamento de civis brasileiros nos esforços para a manutenção da paz e segurança internacional, seja através de organismos internacionais, seja através da cooperação técnica bilateral ou triangular.

Existem, no entanto, espaços de inserção na Organização das Nações Unidas (ONU) que são subaproveitados pelo Brasil e que poderiam servir como um importante canal para aumentar a influência do país na agenda de paz e segurança internacional.

Esta Nota Estratégica demonstra que, de um total de 85 mil civis que trabalham no Sistema ONU, 587 são brasileiros, o que corresponde a somente 0,7%. Destes, apenas 36 atuam em missões de paz. Apesar disso, existem alternativas ao recrutamento regular que o Brasil poderia explorar, com destaque a dois programas da ONU – Junior Program Officer/Associate Expert Program e ao Government Provided Personnel – cuja participação contribuiria para consolidar a presença do Brasil nos esforços multilaterais pela paz.

VER PDF

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo