Categoria: Espaço Cívico

Folha de SP - Igarapé
Na mídia

O 8/1 e a lembrança de que o futuro do planeta depende das urnas

Defesa do Estado de direito exige sociedades mais justas, inclusivas e sustentáveis As lembranças e algumas revelações trazidas à tona no aniversário de um ano dos lamentáveis atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 reforçaram a compreensão, assustadora, do quão perto estivemos de um golpe de

Publicações

Pulso da Desinformação

Artigo apresenta uma visão geral das tendências de desinformação observadas desde 2014 e analisa a dinâmica do ciclo eleitoral presidencial durante o período de agosto a outubro de 2022.

Folha de SP - Igarapé
Artigo de Opinião

A resistência é feminina

Neste 8 de Março, tenho a honra de receber no Senado o Diploma Bertha Lutz ao lado de seis mulheres incríveis, protagonistas na defesa de questões de gênero no Brasil.

Espaço Cívico

Brasil inova na luta global contra as fake news

Enquanto militares e policiais reprimiam a insurreição de 8 de janeiro em Brasília, prendendo mais de mil baderneiros partidários, a máquina brasileira de rumores girava a todo vapor.

Press Releases

Nota do Instituto Igarapé sobre atos antidemocráticos em Brasília

O Instituto Igarapé repudia veementemente os gravíssimos atos criminosos cometidos contra a democracia brasileira que ocorreram neste domingo (08/01) em Brasília. O apoio e a execução dos ataques contra os Poderes da República, bem como a destruição do patrimônio nacional e a eventual negligência de

Folha de SP - Igarapé
Artigo de Opinião

Tempo de (re)construção

Apesar dos incessantes ataques e de tentativas criminosas de desestabilização da democracia, venceu o Estado Democrático de Direito. Mas não sem custos.

Publicações

Boletim GPS do Espaço Cívico 8

O terceiro trimestre foi marcado pela escalada no cenário de violência política no país, inclusive através da violência física, com homicídios e incidentes envolvendo armas de fogo. Os ataques ao sistema eleitoral, às pesquisas eleitorais e às instituições democráticas também tiveram alta repercussão e ganharam destaque neste boletim pelo período eleitoral.

Publicações

Boletim GPS do Espaço Cívico 7

O segundo trimestre foi marcado por uma escalada nos casos de violência política e ataques ao sistema eleitoral. A insegurança ambiental e os crimes contra pessoas defensoras do meio ambiente e povos indígenas emergiram como questão central.

Publicações

Checklist #VotoPelaDemocracia

Com a proximidade das eleições, a participação e o engajamento cívico serão fundamentais para a escolha de representantes comprometidos com a defesa do regime democrático. Em um país violento e desigual, é fundamental discutir quais as prioridades apresentadas pelas candidaturas e quais os caminhos serão

Publicações

Boletim GPS do Espaço Cívico 6

O 1º trimestre de 2022 marcou o início do ano eleitoral, que já dá sinais de tensão entre as instituições, especialmente entre o Executivo e o Judiciário. O acirramento da animosidade entre adversários políticos e a violência política também tiveram destaque.

Folha de SP - Igarapé
Artigo de Opinião

Eleições íntegras: um compromisso inegociável

Os ataques à credibilidade do processo eleitoral — inseridos na cartilha de líderes populistas-autoritários ao redor do ​mundo — representam um grave risco às democracias

Artigo de Opinião

Momento da virada democrática

Por Ilona Szabó. Publicado na Folha de S.Paulo. Neste ano de 2022 estamos diante de uma batalha civilizacional. Já se foram mais de três anos de um desgoverno que dispensa apresentações. Finalmente voltaremos às urnas. Há muita coisa em jogo, a começar por nossa jovem democracia.

Publicações

Boletim GPS do Espaço Cívico 5

Uma retrospectiva inédita registra uma média de mais de quatro ataques e ameaças ao espaço cívico ao longo de todo o ano de 2021, com destaque para mais de duas mil respostas institucionais e ações de resistência da sociedade civil e outros grupos.

Folha de SP - Igarapé
Artigo de Opinião

Eleições e o destino democrático

Depois de três anos de ataques crescentes e frequentes à democracia e à participação social, teremos em 2022 eleições inéditas

Publicações

Boletim GPS do Espaço Cívico 4

Com monitoramento sistemático do cenário nacional registramos um aumento expressivo no número de ameaças e ataques ao espaço cívico, em média, quase seis por dia.

Publicações

Por que o Projeto de Lei 1.595/2019 deve ser rejeitado pela Câmara dos Deputados?

O espaço cívico está sendo fechado no Brasil. Restrições a garantias e direitos fundamentais estão em alta. A intimidação e a criminalização de oponentes políticos e críticos ao governo vêm crescendo. Nesse contexto, o Projeto de Lei 1.595/2019, de autoria do deputado federal Vitor Hugo

Publicações

O Espaço Cívico é o Nosso Espaço – Uma Agenda de Proteção da Democracia

O Instituto Igarapé se une a 28 organizações e a dezenas de personalidades para lançar o documento “O Espaço Cívico é o Nosso Espaço – Uma Agenda de Proteção da Democracia” com propostas e ações concretas que podem ser utilizadas por instituições, lideranças cívicas de

Publicações

Boletim GPS do Espaço Cívico 3

Tensão institucional entre os três Poderes aumenta registros de ameaças ao espaço cívico. Conheça os casos em que reações da sociedade provocaram mudança de posicionamento.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo