Boletim GPS do Espaço Cívico 7

O fechamento do espaço cívico — esfera entre os negócios, o Estado e a família, onde cidadãos e cidadãs se organizam, debatem e agem para influenciar as políticas públicas e os rumos do país —  continua com intensidade no Brasil. O sétimo boletim GPS do Espaço Cívico apresenta o balanço do segundo trimestre de 2022.

Nesta 7ª edição do GPS, apresentamos o balanço do segundo trimestre de 2022. De abril a junho, identificamos 352 ameaças ao espaço cívico no Brasil. Por outro lado, 175 reações foram reportadas, sendo 118 respostas institucionais e 50 ações de resistência da sociedade civil e de outros grupos. Outros 7 incidentes de mudanças de posicionamento, representados por recuos do governo, receberam atenção da mídia.

O segundo trimestre foi marcado por uma escalada nos casos de violência política, muitas vezes traduzidos em violência física.

Os ataques ao sistema eleitoral, às pesquisas eleitorais e às instituições democráticas tiveram repercussão e ganharam destaque neste boletim . A insegurança ambiental e os crimes contra pessoas defensoras do meio ambiente e povos indígenas emergiram como questão central. O assassinato do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo no Vale do Javarí ilustra o grave cenário de degradação do espaço cívico no Brasil.

A tipologia atualiza os critérios definidos no Artigo Estratégico 49 do Instituto Igarapé: “A Ágora sob ataque: uma tipologia para análise do fechamento do espaço cívico no Brasil e no mundo”.

 

Leia o Boletim 7

 

Conheça a metodologia

 

Conheça a página do GPS

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo