Boletim GPS do Espaço Cívico 6

O fechamento do espaço cívico — esfera entre os negócios, o Estado e a família, onde cidadãos e cidadãs se organizam, debatem e agem para influenciar as políticas públicas e os rumos do país —  continua com intensidade no Brasil. O sexto boletim GPS do Espaço Cívico apresenta o balanço do primeiro trimestre de 2022.

De janeiro a março, identificamos 367 ameaças ao espaço cívico no Brasil, em informações publicadas na imprensa e categorizadas, segundo uma tipologia atualizada para entender as estratégias e táticas utilizadas para atacar o espaço cívico. Por outro lado, 274 reações foram reportadas, sendo 194 respostas institucionais e 80 ações de resistência da sociedade civil e outros grupos. Outros 17 incidentes de mudanças de posicionamento, representados por recuos do governo, receberam atenção da mídia.

O trimestre marcou o início do ano eleitoral, que já dá sinais de tensão entre as instituições, especialmente entre o Executivo e o Judiciário. O acirramento da animosidade entre adversários políticos e a violência política também tiveram destaque. Opositores passaram a efetuar ataques entre si por meio da divulgação de fake news, ameaças intimidatórias e até mesmo violência física, reforçando um cenário político polarizado e hostil.

A tipologia atualiza os critérios definidos no Artigo Estratégico 49 do Instituto Igarapé: “A Ágora sob ataque: uma tipologia para análise do fechamento do espaço cívico no Brasil e no mundo”.

 

Leia o Boletim 6

 

Conheça a metodologia

 

Conheça a página do GPS

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo