O Espaço Cívico é o Nosso Espaço – Uma Agenda de Proteção da Democracia

 

O Instituto Igarapé se une a 28 organizações e a dezenas de personalidades para lançar o documento “O Espaço Cívico é o Nosso Espaço – Uma Agenda de Proteção da Democracia” com propostas e ações concretas que podem ser utilizadas por instituições, lideranças cívicas de todos os setores da sociedade, meios de comunicação e cidadãos na defesa da democracia.. Personalidades também gravaram um vídeo relatando os ataques que sofreram em razão da sua atuação  

Em um dos momentos mais desafiadores da democracia brasileira desde 1988, a agenda se apresenta como um grande chamado ao engajamento cívico. 

Também faz parte da iniciativa um vídeo onde personalidades de destaque falam sobre ataques que sofreram por conta de sua atuação profissional e posicionamentos políticos. O vídeo traz depoimentos contundentes de Caetano Scannavino, Carolina Solberg, Célia Xakriabá, Debora Diniz, Felipe Neto, Ilona Szabó, Leonardo Sakamoto, Pedro Hallal, Ricardo Galvão e Zezé Motta. Sua principal mensagem é: atacar o espaço cívico é atacar as pessoas e qualquer um de nós pode ser atingido. O vídeo mostra que o ambiente de ataques à democracia inclui tentativas de censura, perseguição, ameaças virtuais e até mesmo físicas (assista em nosso canal no YouTube).

A agenda “O Espaço Cívico é o Nosso Espaço” está dividida em quatro eixos: participação da sociedade civil, acesso à informação e livre circulação de ideias; combate à desinformação e repúdio ao discurso estigmatizante e retomada da finalidade democrática das instituições e salvaguarda do interesse público. Cada um deles contém propostas concretas que visam fortalecer a cultura democrática, proteger nossas liberdades fundamentais e salvaguardar a finalidade das instituições e dos mandatos. A agenda inova ao listar inúmeras propostas nas quais cidadãos comuns e organizações da sociedade civil podem se engajar a fim de proteger e fortalecer a democracia.

Personalidades e organizações de diferentes campos políticos e de atuação foram convidados como embaixadores da agenda. A iniciativa pretende fazer uma ampla ocupação em redes sociais, usando a hashtag #NossoEspaçoCívico. 

A agenda e o vídeo fazem parte do Programa Espaço Cívico, que inclui pesquisas e análises sobre o tema, além da série de podcasts “Você Pode Mudar o Mundo!”, que já está em sua segunda temporada, o livro “A Defesa do Espaço Cívico”, e o artigo  estratégico “A Ágora sob ataque” que traz uma tipologia para a análise do fechamento do espaço cívico no Brasil e no mundo.

 

Leia a publicação

 

Conheça o programa Espaço Cívico

 

 

As organizações que apoiam o lançamento da agenda são:

  1. 342 Amazônia
  2. 342 Artes
  3. Aliança Nacional LGBTI+
  4. Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji)
  5. CIEDS – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável
  6. Conselho Nacional da Juventude
  7. Fórum Brasileiro de Segurança Pública
  8. Fundação Tide Setubal
  9. Girl Up Brasil
  10. Instituto Alana
  11. Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio)
  12. Instituto Hori – Educação e Cultura
  13. Instituto Probono
  14. Instituto Sou da Paz
  15. Instituto Vero
  16. IPAD – Instituto Pensamentos e Ações para defesa da Democracia
  17. Kurytiba Metropole
  18. Movimento Acredito
  19. Movimento Agora!
  20. Open Knowledge Brasil
  21. Pacto pela Democracia
  22. Projeto Saúde e Alegria
  23. Rede Brasileira de Conselhos -RBdC
  24. Rede Conhecimento Social
  25. Rede Liberdade
  26. Renova BR
  27. TETO Brasil
  28. The Climate Reality Project Brazil

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.