TED debate resiliência urbana

Visualizar como página web


Instituto Igarapé - a think and do tank

Newsletter nº 9 – Outubro 2017

Foto de prisão brasileira.

TED debate resiliência urbana

Se planejarmos as cidades da maneira certa, pode ser que consigamos sobreviver ao século XXI. São as cidades – e não os países – que precisam desenvolver soluções para alguns dos mais difíceis desafios existentes atualmente em nível global. Desde 2011, o Instituto Igarapé tem ajudado na realização de projetos de pesquisa e no desenvolvimento de novas tecnologias que geram cidades mais seguras e resilientes. Afinal, cidades mais seguras são mais inteligentes. O diretor de pesquisa do Instituto, Robert Muggah, falou no TED Global em Nova York sobre os riscos que as cidades vêm enfrentando e maneiras para reverter o problema.
Em outubro, ele também fez palestras sobre cidades na Singularity University, em São Francisco (EUA), e na Smart Cities Brazil 2017, conferência realizada no Rio de Janeiro. Em novembro, ele fez apresentações em Dubai, discutindo o futuro da urbanização no Encontro Anual de Conselhos Globais sobre o Futuro, do Fórum Econômico Mundial, e na maior conferência do mundo sobre cidades, a Cúpula Global sobre Cidades Inteligentes, em Barcelona.
O Instituto Igarapé trabalha com o tema no Brasil e no resto do mundo para amplificar o poder, a autonomia e as capacidades dos centros urbanos.


Veja o novo TED Global com Robert Muggah (em inglês) →

Igarapé em números

  • O Instituto Igarapé foi mencionado 783 vezes em veículos de mídia ao redor do mundo no mês de outubro. Pesquisas e comentários feitos por membros do Instituto apareceram na BBC, DW, El País, Financial Times e The Economist. Uma das matérias mais impactantes foi publicada pela Business Insider, destacando a fragilidade de cidades em todo o mundo, especialmente na África. Um artigo de O Globo examinou as possíveis consequências da descriminalização das drogas sobre a violência no Brasil, e uma matéria publicada no Nexo explorou o cerceamento dos direitos humanos no país.
  • Pesquisadores do Instituto de Igarapé publicaram 16 artigos de opinião em veículos de mídia nacionais e internacionais no mês. Entre eles, artigos sobre o custo da violência resultante do uso de armas no Brasil, publicado em O Globo; o poder e a capacidade das forças-tarefas do governo federal no combate ao crime organizado, na Iniciativa Global Contra o Crime Organizado Transnacional; o medo da violência entre os latino-americanos, no El País; e o papel fundamental das mulheres na pacificação de Guiné-Bissau, no Pass Blue.
  • O Instituto Igarapé lançou 2 novas publicações em outubro. Um dos relatórios, Salas de Consumo de Drogas, examina o modelo para consumo assistido que está se espalhando por Europa, América do Norte e Oceania. Outro estudo, organizado em parceria com o Centro Conjunto de Treinamento das Operações de Paz do Brasil, aborda o fim da MINUSTAH. O Instituto Igarapé também apoiou a realização do Catálogo de Cidades Seguras de 2017, da Economist Intelligence Unit.
  • Pesquisadores do Instituto participaram de 19 eventos abertos e seminários em outubro. Nessas palestras, falaram para um público total de mais de 15 mil pessoas sobre o livro “Drogas: as histórias que não te contaram”, em Nova Friburgo e Recife. Outro evento, “Caminhos da Democracia” foi realizado na conferência Brasil do Amanhã, no Rio de Janeiro. Adriana Abdenur, fellow do Instituto, também deu uma palestra (“A China do Século XXI: oportunidades para o Brasil”) na Escola de Guerra Naval do Rio.

Rob Muggah apresentando nosso app Cidades Frágeis em Davos.

O Igarapé e o fim da MINUSTAH

A Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH) foi finalizada em outubro deste ano, após 13 anos de duração. Foi a maior operação de apoio à paz já montada pelas Forças Armadas do Brasil.

Desde sua fundação, o Instituto Igarapé acompanhou o processo, com mais de uma dezena de pesquisas e um grande número de relatórios em revistas acadêmicas e veículos especializados. Para marcar o fim da missão, o Igarapé e o Centro Conjunto de Treinamento das Operações de Paz do Brasil organizaram “A participação do Brasil na MINUSTAH (2004-2017)”. O texto foi tema de matérias na Folha de S. Paulo, na Agência Brasil, e nas páginas do Exército Brasileiro e das Nações Unidas. A publicação foi citada pelo Ministro da Defesa, Raul Jungmann.


Leia a publicação na íntegra
Rob Muggah apresentando nosso app Cidades Frágeis em Davos.

Ciclo de eventos em Nova Friburgo (RJ)

A diretora executiva do Instituto, Ilona Szabó, recebeu uma série de homenagens em sua cidade natal. Ela foi convidada para fazer palestras em eventos com a participação de autoridades locais e de jovens, falando sobre inovações em política de drogas e maneiras para tornar as cidades mais seguras. Ilona também realizou o lançamento oficial de seu livro, “Drogas: as histórias que não te contaram”, visitou veículos de imprensa da região e se encontrou com autoridades locais para discutir as prioridades do município em termos de segurança e justiça.

Foto de Cesar Gaviria, ex-presidente da Colômbia.

Instinto de Vida em Pernambuco

A campanha Instinto de Vida, focada na redução de homicídios, foi lançada oficialmente no Recife (PE) em outubro. No lançamento, o Secretário de Segurança Urbana do Recife e outras autoridades públicas do estado de Pernambuco e da cidade de Caruaru assinaram uma carta-compromisso com a meta da campanha, de redução no número de homicídios em 50% nos próximos 10 anos.

Também ocorreram na cidade um evento de lançamento do livro de Ilona Szabó, “Drogas: as histórias que não te contaram”, e debates abertos incluindo a participação do governador e do prefeito. A diretora-executiva do Instituto Igarapé deu entrevistas para o Bom Dia Pernambuco, a CBN Recife, Jornal do Commercio e o Diário de Pernambuco.


Fotos dos eventos em Recife
Foto de Cesar Gaviria, ex-presidente da Colômbia.

América Latina em foco

Mais de dois terços dos latino-americanos vão às urnas nos próximos 24 meses. Por um lado, é o triunfo da democracia, mas, por outro, há um grande nível de incerteza quanto ao rumo que as eleições darão. O diretor de pesquisa do Instituto de Igarapé, Robert Muggah, e Brian Winter, da Americas Quarterly, publicaram um artigo sobre o assunto na Foreign Policy: “Is Populism Making a Comeback in Latin America?”, republicado em espanhol e português. No The Conversation, Robert escreveu um texto lido por milhares de pessoas sobre o crescimento do protestantismo evangélico e os ataques a religiões afro-brasileiras.

Participações em eventos

  • No dia 7 de novembro, o pesquisador Nathan Thompson falou sobre a cooperação do Brasil no campo da defesa e políticas de defesa comercial na Foreign Area Officer (FAO) Regional Sustainment Initiative, em Washington D.C. (EUA).
  • A pesquisadora Adriana Abdenur está na República da Guiné-Bissau, para a realização de pesquisa para o projeto de mapeamento da prevenção de conflitos. Veja algumas publicações do projeto.
  • A pesquisadora Katherine Aguirre apresentou inovações em visualização de dados na I Jornadas Latinoamericanas sobre Criminología y Seguridad Ciudadana, na Argentina.
  • Entre os dias 11 e 13 de novembro, Robert Muggah participou como palestrante do Encontro Anual de Conselhos Globais sobre o Futuro, do Fórum Econômico Mundial, em Dubai.
  • No dia 15 de novembro, Robert Muggah foi um dos três palestrantes da Smart City Expo World Congress, em Barcelona, incluindo a participação de 700 cidades e 16.000 pessoas.
  • Entre os dias 23 e 25 de novembro, o Instituto Igarapé realiza – juntamente com a Mosaico e Zoom – o Hackathon #CidadesSeguras, parte da programação para o ColaborAmerica2017.
  • Ainda no ColaborAmerica2017, a pesquisadora Ana Paula Pellegrino participa do debate “A guerra que é a guerra às drogas”, que acontece em 23 de novembro.
  • Entre os dias 27 e 29 de novembro, Renata Giannini irá lançar “Situações Extraordinárias: a entrada de mulheres na linha de frente das Forças Armadas brasileiras” na Colômbia.
  • Entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, Robert Muggah palestrará na Clínica de Convivencia y Seguridad Ciudadana, em um evento patrocinado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Bogotá.
  • Entre os dias 4 e 6 de dezembro, a pesquisadora Adriana Abdenur e o desenvolvedor Bruno Siqueira darão um workshop sobre inovações no campo da prevenção de conflitos no Build Peace 2017 Forum, na Colômbia..

Apoie o Instituto Igarapé

Change language preferences / Alterar preferência de idioma

Enviado por Instituto Igarapé

Rua Miranda Valverde, 64, Botafogo, Rio de Janeiro. RJ – Brasil – 22281-000

Se deseja não receber mais mensagens como esta, descadastre-se.

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo