Sergio Schargel

Sergio Schargel é mestrando em Literatura pela PUC-Rio (PPGLCC). É bacharel em Comunicação Social, Jornalismo e Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, ambos também pela PUC-Rio. Realizou intercâmbio acadêmico nos Países Baixos, bem como cursos de verão na Vrije Universiteit Amsterdam em conjunto com a Brown University.

Trabalha como Analista de Comunicação do Igarapé desde maio de 2018, responsável, entre outras atividades, pela comunicação interna, criação de newsletters, traduções e revisões.

Como escritor, produziu e publicou contos, crônicas, poesias, peças e curtas. Escreveu e dirigiu as peças Dissenso, BraZil e Heterotopia, apresentadas no XVIII Letras Expandidas, IX Mostra Bosque e X Mostra Bosque. Foi um dos vencedores da edição 2019 do Prêmio Poetize e do prêmio Discórdia. Sua pesquisa é focada principalmente nas relações entre literatura e política; nas construções literárias de fenômenos políticos como o autoritarismo, o fascismo e o populismo; distopias e heterotopias; e em apropriações digitais e literárias de mitos e lendas.