Polícia e sociedade têm muito a ganhar com uso de câmeras em uniforme

Publicado na Folha de S.Paulo

Por Robert Muggah e Bárbara Fernandes

A instalação de câmeras no uniforme de policiais brasileiros reacende um antigo debate no Brasil. Dados preliminares de uma experiência recente em São Paulo sugerem que o uso de câmeras corporais pode fortalecer a segurança pública, reduzir a letalidade policial e elevar a confiança da população 一especialmente em comunidades mais pobres一, resultando em um policiamento de maior qualidade.

Embora seja um ativo poderoso, esse tipo de tecnologia não vai resolver sozinha todos os problemas de violência e insegurança. Ela precisa vir acompanhada de regras claras de coordenação, supervisão e ética sobre seu impacto social. De fato, as últimas iniciativas de uso de câmeras corporais em outros países oferecem lições importantes para o Brasil.

Leia o artigo de opinião

Pesquisa

Gostaríamos de conhecer mais sobre você, para que o nosso site seja cada vez mais útil e acessível. Para isso, preparamos 4 perguntas simples para você responder, sem precisar se identificar. Agradecemos sua participação!

Qual a sua principal área de atuação?
Quais temas da atuação do Igarapé interessam mais a você?
Qual o motivo da sua visita?
Se é a primeira vez que nos visita, como você chegou ao nosso site?

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo