Palestra da 1ª Oficial General das Forças Armadas marca o início do 1º Estágio de Operações de Paz para Mulheres conduzido no Brasil

Publicado na Marinha do Brasil
Em 3 de dezembro, na Escola de Operações de Paz de Caráter Naval, a aula inaugural, proferida pela Contra-Almirante, médica, Dalva Maria Carvalho Mendes, marcou o início do 1º Estágio de Operações de Paz para Mulheres.
A iniciativa pioneira é o resultado de parceria entre a Marinha do Brasil e a Organização das Nações Unidas (ONU) e visa atender as metas estabelecidas pela ONU de significativa ampliação da participação feminina nas Operações de Paz.
A Contra-Almirante Dalva, integrante da primeira turma de oficiais incorporadas à Marinha do Brasil e primeira brasileira a ser promovida a oficial-general, motivou todas as participantes do estágio ao abordar o tema “A importância da mulher nas Forças Armadas”. Sua aula apresentou aspectos históricos da integração da mulher no ambiente militar e a contribuição inestimável da mulher no cumprimento das missões constitucionais das Forças Armadas, inspirando a turma a manter e ampliar o protagonismo feminino, também por meio da participação em missões de paz.
O primeiro dia do estágio, contou ainda com uma palestra sobre o tema “Participação feminina em operações de paz”, ministrada pela Doutora Renata Giannini, pesquisadora do tema “mulher, paz e segurança”, do Instituto Igarapé,