OEA debate controle de armas nos EUA

O Instituto Igarapé participou da sessão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da OEA em Bogotá sobre regulação de armas de fogo e o tráfico ilícito de armas dos Estados Unidos para a América Latina. Katherine Aguirre, pesquisadora do instituto, foi uma das quarto representantes não governamentais a contribuir para o debate.

A pesquisadora apresentou a plataforma de visualização Mapping Arms Data  (MAD), desenvolvida pelo Instituto Igarapé em parceria com o Peace Research Institute Oslo e a Jigsaw. A ferramenta destaca a escala das transferências de armas ao redor do mundo.

Katherine destacou o problema das chamadas compras de armas por terceiros, ou “straw men”, nos Estados Unidos, que são então contrabandeadas pela fronteira com o México.

Mais de 220 mil armas são compradas legalmente dessa forma por ano e transferidas para cartéis, gangues e criminosos ao sul da fronteira. Os desafios não se limitam apenas ao México, abrangem também a América Central, a Colômbia e o Brasil.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo