O resgate do futuro: como mitigar os riscos da tripla crise planetária?

Publicado no Valor

Por Ilona Szabó

O mundo enfrenta uma tripla crise planetária, que inclui a disrupção climática, a perda de biodiversidade e o aumento da poluição. Somadas à ameaça à saúde pública e às cadeias de suprimentos globais advindas da pandemia, e às questões geopolíticas agravadas pela invasão da Rússia na Ucrânia – e seus impactos nos preços da energia e na segurança alimentar mundial – essas crises resultam em uma gama crescente de riscos interconectados, imediatos e sistêmicos.

Esses desafios e suas possíveis soluções foram amplamente debatidos no último encontro do Fórum Econômico Mundial em Davos, no final de maio. Descontada a ameaça de uma guerra nuclear, há um progressivo consenso de que as mudanças climáticas são o maior risco sistêmico de todos, tanto por sua improvável reversibilidade, quanto pelos efeitos diretos e indiretos em todos os setores e regiões, e no sistema financeiro global.

Leia o artigo

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo