Intervenção no Rio

Em fevereiro, o governo federal anunciou uma intervenção federal no Rio de Janeiro. Pela primeira vez desde 1988, as forças armadas supervisionam a Secretaria de Segurança Pública, o Corpo de Bombeiros e o sistema penitenciário.

A medida gera uma série de perguntas como as implicações para os direitos humanos e a extensão da reforma que ela pode ocasionar na força policial do estado.

O Instituto Igarapé defende a transparência e o monitoramento dos resultados. Em colunas para O Globo e a Folha de S.Paulo, Ilona Szabó falou sobre a importância de se reestruturar as polícias civil e militar, combater a corrupção no sistema de justiça criminal e fortalecer a força-tarefa federal na investigação de crimes de lavagem de dinheiro, contrabando de armas e tráfico de drogas.

Robert Muggah debateu no Los Angeles Times as implicações da militarização da segurança pública.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo