Aplicativo permite filmar atividade de policiais militares

NOVA YORK — Desde o início do ano, policiais de UPPs cariocas vêm testando celulares com câmeras que, instalados no bolso da frente do uniforme, gravam e arquivam tudo o que é visto e ouvido durante o serviço. Batizada de Smart Policing, a ferramenta — um aplicativo para Android desenvolvido no Brasil pelo Instituto Igarapé com apoio do Google, que prestou consultoria técnica — foi apresentada ontem, durante um evento do Google Ideas, em Nova York.

— Estamos testando em três ou quatro comunidades a cada semana, mas, por enquanto, todos os dados coletados são destruídos — disse Robert Muggah, diretor de pesquisa do Instituto Igarapé, incubadora dedicada a propor políticas na área de segurança e desenvolvimento.

Ele apresentou o projeto ao lado da policial Vanessa Coimbra, da UPP da Rocinha, que usava um protótipo no peito.

Ferramenta é ativada assim que policial inicia a patrulha

O aplicativo é ativado assim que o policial inicia a patrulha, de carro ou a pé. Os vídeos são enviados para uma nuvem, podendo ser acessados pelo comando da PM sempre que necessário — ao vivo ou pela busca de imagens de arquivo. Para garantir o anonimato da comunidade, a ferramenta vai borrar os rostos captados pela câmera. Outra ideia é separar o áudio do vídeo, para preservar a privacidade dos policiais.

— Não tivemos reação negativa nem dos policiais nem das comunidades — contou Robert Muggah, que foi procurado pela Polícia Militar no fim do ano passado. — É uma forma de proteger as duas partes.

O programa será expandido em 2014, quando entre cem e 200 policiais usararão a tecnologia. Muggah ressaltou que o custo é relativamente baixo, mas que a decisão de adotar ou não a ferramenta caberá ao governo estadual. Já há iniciativas semelhantes em algumas cidades do Canadá. Em Nova York, a Justiça acaba de determinar que a gravação é obrigatória.
O Globo

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

Skip to content