Em meio a negociações de paz, Colômbia sedia conferência de segurança pública

[Press Release] 28 de abril de 2015

As negociações de paz entre o governo colombiano e as Farc ainda não chegaram ao fim, mas especialistas de diferentes países já estão pensando em como garantir a segurança pública após a possível assinatura de um acordo de paz. Muitos deles compartilharão suas ideias no quarto encontro dos Diálogos de Segurança Cidadã, que acontecerá em Bogotá nos dias 16 e 17 de abril. O evento reunirá acadêmicos, ativistas, representantes de governos e de organizações da sociedade civil da América Latina e da África, que compartilharão os desafios e acertos das políticas voltadas para a prevenção e redução da violência em seus países.

A lista dos participantes inclui o chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Robson Rodrigues, que abordará a experiência da polícia de proximidade das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora); a juíza Gláucia Foley, especialista em mediação comunitária; Joaquin Villalobos, político e líder de guerrilha de El Salvador; e o diretor de pesquisa do Instituto Igarapé, Robert Muggah, que abordará as diferentes estratégias para lidar com a violência durante e no pós-conflito.

O que a Colômbia pode ensinar — e o que ela pode aprender

As atenções estarão voltadas principalmente para as experiências e políticas de segurança do país anfitrião, cujos representantes compartilharão lições aprendidas em décadas de embate com guerrilhas, forças paramilitares, gangues e narcotraficantes.

“A Colômbia tem experiências extraordinárias em redução de violência criminal e inter-pessoal nas cidades,” diz Muggah, um dos organizadores do evento. “Ao mesmo tempo, ela também tem muito a aprender com outros países, principalmente aqueles que conseguiram negociar o fim de conflitos longos, como é o caso da África do Sul.”

“As autoridades municipais do Brasil e do México também oferecem lições importantes em ‘pacificação’ de assentamentos informais e no uso de inteligência de dados para lidar com o crime organizado,” afirma.

Sobre a 4ª Edição do Diálogos de Segurança Cidadã

Esta é a última de uma série de conferências que começou em 2014, e que incluiu eventos no Rio de Janeiro (mar/2014), na Cidade do México (nov/2014) e na Cidade do Cabo (fev/2015). O projeto, coordenado pelo Instituto Igarapé, é apoiado pelo IDRC (International Development Research Centre) e pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo