The Enemy Within: Rethinking Arms Availability in Sub-Saharan Africa

 

Setembro, 2013

Robert Muggah e Francis Sang

 

Na última década, a disponibilidade de armas pequenas e leves tem sido apontada como um dos maiores desafios dos países da África Sub-saariana. Ainda assim, a construção da ameaça da disponibilidade de armas como um dos comércios legais e tráfico ilícito através de fronteiras internacionais resultou em um foco estreito sobre a regulação das exportações e importações e dos intermediários.

Apesar dessas serem preocupações reais e legítimas, os autores afirmam que a disponibilidade de armas pequenas e leves deve ser reavaliada como um fenômeno social complexo que envolve dimensões dinâmicas de demanda e de oferta.

Uma ênfase limitada sobre o controle de transferências legais a zonas de guerra mascararia os desafios dos mercados ilegais, o surgimento gradual da capacidade de produção nacional de armas em toda a África e o desvio sistemático dos excedentes de armas e munição dos estoques domésticos dos órgãos de segurança para as mãos de civis. Tal fenômeno também esconde um cenário mais dinâmico de violência armada em todo o continente que se estende para além de zonas de guerra.

Embora a interpretação convencional da disponibilidade de armas seja favorecida por diplomatas africanos e especialistas internacionais em controle de armas, tal leitura obscurece potencialmente as fragilidades da governança de segurança e a miríade de motivações e formas de adaptar a aquisição e o uso indevido das armas pequenas e leves por grupos armados e civis.

LER

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo