Debate: O decreto que flexibiliza a posse de armas vai reduzir a violência no Brasil?

Especialistas divergem sobre critérios adotados pelo governo do presidente Jair Bolsonaro

Publicado no O Globo

Assinado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira, o decreto que determina a flexibilização das condições para a posse de armas passou a ser tema de debates desde foi anunciado, antes mesmo da posse presidencial. Promessa de campanha de Bolsonaro, a mudança nas exigências para que os cidadãos possam ter uma arma em casa terão impacto sobre todas as unidades da federação.

Especialistas ouvidos pelo GLOBO divergem quanto à possibilidade de o novo decreto ajudar a diminuir os índices de violência no Brasil, conforme intenciona o governo.

Para o advogado e pesquisador da área de segurança pública, Fabricio Rebelo, a legítima defesa da vítima é uma necessidade importante em meio ao cenário de impunidade que assola o país. Por outro lado, a doutoranda em administração pública Melina Risso acredita que o decreto presidencial pode culminar no aumento dos índices de homícidios por arma de fogo e que a presença delas nos lares brasileiros não serão o suficiente para afastar os criminosos. Os dois foram convidados a expor os argumentos favoráveis e contrários à nova legislação. Leia abaixo.

Leia matéria completa

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo