Contando mortes por conflito

 

 

Outubro, 2015

Por Robert Muggah

graf

É impossível registar progressos globais na consolidação da paz sem uma medida básica da frequência e intensidade dos conflitos armados. A unidade fundamental do conflito armado é o número de mortes decorrentes de um período de tempo. E embora um indicador único sobre mortes por conflito seja incompleto e insuficiente para transmitir as múltiplas consequências da guerra, é, no entanto, o melhor disponível. É fundamental para monitorar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 e seu objetivo de: “reduzir significativamente todas as formas de violência e as taxas de mortalidade relacionadas em todos os lugares”. Embora conceitualmente desafiador, medir as mortes decorrentes de conflitos armados é metodologicamente viável. Esta nota informativa destina-se a ajudar o Inter-Agency and Experts Group (IAEG) no desenvolvimento de um indicador para acompanhar o número de “mortes relacionadas a conflito por 100.000 pessoas”. É importante ressaltar que a métrica (ou métricas) selecionada vale para mortes diretas e indiretas.

VER PDF

Pesquisa

Gostaríamos de conhecer mais sobre você, para que o nosso site seja cada vez mais útil e acessível. Para isso, preparamos 4 perguntas simples para você responder, sem precisar se identificar. Agradecemos sua participação!

Qual a sua principal área de atuação?
Quais temas da atuação do Igarapé interessam mais a você?
Qual o motivo da sua visita?
Se é a primeira vez que nos visita, como você chegou ao nosso site?

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo