Folha de SP - Igarapé

As mulheres marcham pelo mundo

Logo-banner-coluna-folha-fsp

Publicado na Folha de S.Paulo

Por Ilona Szabó

Em todo o mundo, as mulheres estão em marcha. Seja para garantir direitos básicos, como no Afeganistão do Talibã, seja contra um eventual retrocesso sobre o direito de interromperem uma gravidez indesejada nos Estados Unidos, ou para exigir a demarcação e proteção das terras indígenas no Brasil. Aqui, lá e acolá, no entanto, estamos assistindo, cada vez mais, à restrição de direitos conquistados a duras penas por nossas mães, avós e bisavós. Até quando?

Ao ler que seguros de saúde passaram a exigir autorização do cônjuge para mulheres implantarem o DIU em São Paulo, me vem à cabeça a vida em Gilead —o mundo distópico do “Conto da Aia”, de Margaret Atwood, onde a maioria das mulheres se torna infértil, perde direitos sociais e, quando podem engravidar, são escravizadas para procriação.

Leia o artigo de opinião

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo