A Covid-19 e o futuro da Amazônia

Publicado em Brasil Lab Princeton

Por Ilona Szabó

Em 22 de abril, Dia da Terra, o LAB do Brasil organizou um evento on-line com um grupo estelar de estudiosos e inovadores para pensar sobre a nova pandemia de coronavírus e o futuro da Amazônia. A conversa foi moderada pelo diretor do Brasil LAB, João Biehl, e contou com:

Marcia Castro, professora de Demografia da Andelot e presidente do Departamento de Saúde e População Global da Escola de Saúde Pública TH Chan de Harvard.

Ilona Szabó, uma estudiosa de direitos humanos e estudos internacionais e co-fundadora e diretora executiva de Igarapé, uma das principais instituições de pensamento sobre questões de segurança, clima e desenvolvimento no Sul Global.

Pedro Vasconcelos, diretor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Febres Hemorrágicas Virais no Instituto Evandro Chagas. Também professor de patologia da Universidade Estadual do Pará, Vasconcelos estuda arbovírus e hantavírus na região pan-amazônica e desempenhou um papel fundamental em nossa compreensão da transmissão do zika.

Beto Veríssimo, um ambientalista líder, é pesquisador sênior da organização sem fins lucrativos Imazon. Um estudioso afiliado do LAB no Brasil, Veríssimo está atualmente supervisionando o projeto Amazônia 2030, que explora iniciativas de conservação e salto econômico para a região.

A pandemia de coronavírus alterou significativamente nossos mundos da vida, revelando a precariedade de nossos sistemas de preparação e resposta à saúde pública, bem como desigualdades profundamente arraigadas que são expressas em vulnerabilidades e disparidades de atendimento. Como nunca antes, estamos diante de um mundo de incertezas, à medida que as economias desmoronam e as capacidades estatais são levadas ao limite. Enquanto as democracias se deterioram, a pandemia também foi perigosamente politizada por regimes cada vez mais autoritários.

Assista:

 

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo