The Stunning Scale of Latin America's Migration Crisis

Influenciando a política de proteção aos refugiados no Brasil

The Stunning Scale of Latin America's Migration CrisisO Brasil vive uma série de desafios na proteção e no cuidado de refugiados. Além da chegada de milhares de venezuelanos ao país, cerca de 10 mil refugiados e solicitantes de refúgio nas principais cidades brasileiras, incluindo o Rio de Janeiro, muitos vindos da África, do Oriente Médio e da Ásia. Grande parte dos imigrantes tem dificuldade de acessar o mercado de trabalho.

Em junho, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, vetou a lei que garante a isenção de taxas para a revalidação de diplomas de refugiados, restringindo o acesso dos estrangeiros a um emprego formal. Mas a decisão foi revertida durante uma votação na assembleia estadual (Alerj). O Instituto Igarapé, em colaboração com outros parceiros, apoiou o processo.

Enquanto isso, o Senado Federal também aprovou uma nova medida provisória garantindo assistência emergencial aos refugiados. Criada em fevereiro, a medida estabelece um Comitê Federal de Assistência Emergencial que tem como objetivo ajudar na acomodação e na integração de novos refugiados. Ela ainda não foi aprovada pela presidência, mas o Instituto segue cobrando sua implementação.

O Instituto Igarapé também segue se pronunciando a respeito da política de tolerância zero à imigração levada a cabo pelos EUA. O endurecimento das leis tem implicações para emigrantes e solicitantes de refúgio do México, da América Central, do Brasil, da Colômbia e da Venezuela. Muitos residentes estão fugindo da violência e não estão sendo acolhidos. Robert Muggah debateu o tema com o Washington Post e outros veículos.

Leia os artigos de Robert Muggah sobre a política de tolerância zero à imigração aqui e aqui.

Confira o novo artigo sobre a crise dos refugiados na América Latina, escrito por Maiara Folly, Adriana Abdenur e Robert Muggah.

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo