Por cidades mais seguras

No país que possui 32 das 50 cidades mais violentas do mundo, é inadmissível que a segurança pública não seja pensada de maneira a engajar os diferentes entes federados e os diversos segmentos sociais na construção de uma sociedade mais segura.

Diante desse cenário de violência endêmica no Brasil, não é mais possível que os candidatos às eleições municipais se isentem do debate sobre o papel do município na segurança pública.

O mundo está repleto de bons exemplos acerca do protagonismo das cidades na prevenção da violência e na promoção de comunidades mais seguras, como demonstram as experiências bem-sucedidas de Medellín (Colômbia), Toronto (Canadá) e Nova York (EUA).

O enfrentamento à violência vai muito além da atividade policial e do encarceramento. Embora Estados e União tenham competências fundamentais para a redução da violência no país, o município é o ente federado que possui mais capacidade de implementar políticas preventivas eficazes.

As cidades possuem grande capacidade de identificar e entender as dinâmicas relacionadas ao fenômeno da violência. Com isso, podem promover ações focalizadas para fortalecer os fatores de proteção e redução de risco de grupos populacionais e áreas geográficas.

Nesse contexto, nossas organizações, que combinam décadas de atuação na área da segurança pública, lançam a Agenda Municipal de Segurança Cidadã. O documento rompe com uma compreensão repressiva e simplista e apresenta quatro eixos de ações prioritárias.

A liderança direta do prefeito na coordenação das ações e a criação de uma estrutura de governança da agenda integrada ao seu gabinete são o primeiro ponto destacado. Também advogamos pela produção de dados para diagnóstico, monitoramento e avaliação das políticas.

O terceiro eixo enfatiza a promoção de políticas focalizadas, incluindo ações específicas voltadas para a população negra, adolescentes, mulheres e usuários problemáticos de álcool e outras drogas, além da regulação e manutenção do espaço urbano e a promoção da resolução não violenta de conflitos.

Por último, destaca-se como prioritária a orientação das ações da Guarda Municipal para a mediação de conflitos e resolução de problemas. O documento também reforça a necessidade de que a implementação da Agenda Municipal de Segurança Cidadã dialogue e complemente as ações dos demais níveis de governo, incorporando a participação de amplos segmentos da sociedade civil.

As autoridades municipais precisam se fortalecer como protagonistas na prevenção da violência, investindo em estratégias de eficácia comprovada, baseadas em evidências, a partir de um diagnóstico acurado.

A demanda social por cidades mais seguras exige políticas municipais inovadoras, que fortaleçam uma abordagem preventiva eficaz, privilegiando dinâmicas sociais mais inclusivas, sustentáveis e humanas.

No país em que ocorrerem quase 60 mil mortes violentas por ano, contar com o engajamento de gestores locais é uma questão de vida ou morte, literalmente.

By Ilona Szabó, Ivan Marques and Eduardo Pazinato
Opinion editorial published in 8 September, 2016
Folha de S. Paulo

 

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

Skip to content