ONG do Rio que atua contra a violência leva prêmio do Google

Instituto Igarapé foi a única instituição da América do Sul entre as dez vencedoras da premiação

RIO — Uma organização não governamental do Rio recebeu, na segunda-feira, o prêmio Nova Era Digital do presidente-executivo do Google, Eric Schmidt. O Instituto Igarapé foi a única instituição da América do Sul entre as dez vencedoras da premiação. A ONG promove a prevenção da violência e a segurança pública utilizando novas tecnologias.

O prêmio, de cerca de US$ 100 mil, será usado para expandir os projetos Smart Policing e Child Security Index, de prevenção da violência na América Latina e na África. O Smart Policing — uma parceria entre o Instituto Igarapé, o Google Ideas, a PM do Rio, além de instituições na Cidade do Cabo e em Nairóbi — envolve um aplicativo que auxilia o comando das UPPs, fornecendo mais controle e transparência em suas ações. A tecnologia também será testada, adaptada e implementada no continente africano, especificamente na Cidade do Cabo e em Nairóbi.

Já o Child Security Index é uma ferramenta de diagnóstico simples, que mapeia espacialmente e graficamente a forma como as crianças vivenciam a violência em bairros pobres. O aplicativo está sendo desenvolvido e começará a ser testado no Rio de Janeiro no segundo semestre.

O Nova Era Digital é concedido a organizações que se destaquem por usar tecnologia para combater desafios globais. O Instituto Igarapé atualmente trabalha com três grandes temas: política sobre drogas nacional e global, prevenção e redução da violência e cooperação internacional. Com sede no Rio e representação em Brasília e São Paulo, a instituição tem parcerias e projetos no Brasil, na Colômbia, no Haiti, no México, na Guatemala, nos Estados Unidos, na África e Europa.

A ONG foi fundada em 2008 e, em 2011, converteu-se numa organização autônoma, sem fins lucrativos.

O Globo

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

Skip to content