ONG do Rio que atua contra a violência leva prêmio do Google

 

Março, 2014

 

Instituto Igarapé foi a única instituição da América do Sul entre as dez vencedoras da premiação

RIO — Uma organização não governamental do Rio recebeu, na segunda-feira, o prêmio Nova Era Digital do presidente-executivo do Google, Eric Schmidt. O Instituto Igarapé foi a única instituição da América do Sul entre as dez vencedoras da premiação. A ONG promove a prevenção da violência e a segurança pública utilizando novas tecnologias.

O prêmio, de cerca de US$ 100 mil, será usado para expandir os projetos Smart Policing e Child Security Index, de prevenção da violência na América Latina e na África. O Smart Policing — uma parceria entre o Instituto Igarapé, o Google Ideas, a PM do Rio, além de instituições na Cidade do Cabo e em Nairóbi — envolve um aplicativo que auxilia o comando das UPPs, fornecendo mais controle e transparência em suas ações. A tecnologia também será testada, adaptada e implementada no continente africano, especificamente na Cidade do Cabo e em Nairóbi.

Já o Child Security Index é uma ferramenta de diagnóstico simples, que mapeia espacialmente e graficamente a forma como as crianças vivenciam a violência em bairros pobres. O aplicativo está sendo desenvolvido e começará a ser testado no Rio de Janeiro no segundo semestre.

O Nova Era Digital é concedido a organizações que se destaquem por usar tecnologia para combater desafios globais. O Instituto Igarapé atualmente trabalha com três grandes temas: política sobre drogas nacional e global, prevenção e redução da violência e cooperação internacional. Com sede no Rio e representação em Brasília e São Paulo, a instituição tem parcerias e projetos no Brasil, na Colômbia, no Haiti, no México, na Guatemala, nos Estados Unidos, na África e Europa.

A ONG foi fundada em 2008 e, em 2011, converteu-se numa organização autônoma, sem fins lucrativos.

O Globo

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo