O Brasil e as Operações de Paz da ONU

Parte da força diplomática do Brasil está na trajetória crescente de participações em missões internacionais

Há quase 70 anos, o Brasil vem desempenhando um importante papel na história das operações de paz. Dados revelam que, entre 1948 a 2015, o País participou de 50 missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), o que corresponde a 70% do total aprovado. Ao todo, o governo brasileiro autorizou e financiou o desdobramento de pouco mais de 46 mil profissionais uniformizados (militares e policiais) para trabalhar sob a bandeira azul da ONU. Desses, cerca de 86% participaram de missões nos últimos 25 anos, o que evidencia o valor conferido às operações de paz por parte de governos mais recentes.

Existem pelo menos duas maneiras de analisar o caminho percorrido pelo Brasil nas missões de paz da ONU. A primeira é mais ampla e compreende toda a contribuição brasileira, desde a primeira até hoje, ou seja, entre 1948 e 2015. A segunda é mais específica e confere destaque aos últimos 25 anos – além de ser o período mais recente, é também quando o engajamento fica mais dinâmico e é durante o qual se tem acesso a dados desagregados por mês e por tipo de profissional engajado (militar ou policial).

Ambas as abordagens são complementares e revelam dados importantes sobre os padrões de comportamento passados e presentes, que podem refletir no futuro da política externa para essas questões.

O início da participação do Brasil se confunde com as próprias origens das missões de paz da ONU, no fim da década de 1940. Foi baixo o engajamento do País durante o regime militar (1964-1985), com a manutenção de um punhado de oficiais na função de observadores, com a notável exceção do desdobramento de três contingentes em uma missão da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Esse período de baixa participação coincide com o auge da Guerra Fria, quando o congelamento do Conselho de Segurança da ONU (CSNU) também dificultou a autorização de novas missões.

Nos anos 1990, tanto o CSNU como o Brasil retornam com mais dinamismo às operações de paz. A natureza da maioria das missões se tornou mais ampla e multidimensional. Pressionado pela ONU, o Brasil começou a desdobrar também policiais militares, primeiro em Angola (1991) e em Moçambique (1993), e depois em várias outras missões.

Nos anos 2000, as primeiras mulheres passaram a integrar os contingentes brasileiros em missões de paz. A pioneira foi ao Timor Leste, em 2003, e em seguida dezenas de mulheres participaram de outras cinco missões. O número máximo foi alcançado em março de 2012, quando 30 mulheres brasileiras estavam em diferentes missões, ao mesmo tempo.

Outro aspecto refere-se ao número de militares e policiais no terreno. O total de brasileiros em missões de paz aumentou exponencialmente desde os anos 1990, com o desdobramento de companhias e/ou batalhões em Angola (1995-1997), Timor Leste (1999-2005), Haiti (2004-presente) e Líbano (2011-presente).

Embora o auge da participação brasileira em toda a história tenha ocorrido entre 2010 e 2012, sobretudo por causa do engajamento na missão no Haiti, os altos índices perduram até hoje.

O Brasil também optou por participar de um número maior de missões na virada do século. Em 2000, o País participava de três missões, enquanto que em 2015 o número de missões com brasileiros subiu para 10, evidenciando um crescimento de 333%.

Além disso, se em 2000 a representação brasileira alcançava 18,75% do total de missões da ONU, em 2015, depois de apenas 15 anos, essa porcentagem chegou a notáveis 62,5%.

A análise da trajetória brasileira nas operações de paz indica que já não é possível voltar aos padrões anteriores à década de 1990 sem altos custos políticos. Os dados evidenciam que, nos últimos 25 anos, e principalmente a partir dos anos 2000, o Brasil alcançou um perfil internacional tão elevado que não pode diminuí-lo drasticamente sem que isso afete a própria dinâmica da paz e da segurança internacional.

Ou sem que isso afete a posição relativa do País na ordem global. É importante que o governo atual tenha consciência da grandeza deste papel, a fim de que mantenha elevado o perfil brasileiro nos próximos anos.

 

Eduarda Hamman, on Carta Capital

 

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

Skip to content