Facilidade para lobos solitários

‘É fácil obter armas no Brasil, tanto nas favelas assoladas pela criminalidade quanto pela fronteira com o Paraguai, onde há um intenso comércio de armas de pequeno porte”. A frase foi publicada na revista da al-Qaeda, “Inspire”, e compartilhada em uma página jihadista com a hashtag #RioLW (LW significa lone wolf) para incentivar os chamados lobos solitários a atacar estrangeiros durante a Olimpíada do Rio.

Neste ponto, o grupo terrorista islâmico está certo: o Brasil está repleto de armas. O país é o segundo maior fabricante de armamentos e munições de pequeno porte de todo o Ocidente, e o quarto maior do planeta. São de 16 a 17 milhões de armas de fogo em circulação — não se sabe o número exato, dada a precariedade e a vaga legislação no que se refere ao registro de armas. A maioria dos crimes violentos cometidos no Brasil é realizada com armas fabricadas no próprio país.

Armas também são desviadas e roubadas dos arsenais das polícias e das Forças Armadas — destas, em menor quantidade. A polícia já relatou perdas de armas Colt e Taurus, e também já foram recuperados fuzis FN (7.62mm) com marcas de identificação dos Fuzileiros Navais. Os roubos e desvios representam um grande risco, uma vez que o estoque excedente das Forças Armadas está estimado em 800 mil armas de fogo.

Há muito se sabe do intenso comércio entre Brasil e países vizinhos como Argentina, Bolívia, Colômbia e, principalmente, Paraguai. Surpreendentemente, a inteligência da polícia nunca detectou a entrada de uma única arma de fogo da Venezuela, apesar de o país ser considerado um importante fabricante de fuzis AK-47.

O caso do Paraguai é antigo. Em meados dos anos 1990, a Polícia Federal brasileira registrou um grande aumento no contrabando de armas de fabricação doméstica vindas do país, associado a um crescimento maciço na compra legal de armas brasileiras (entre 1994 e 1997). O Paraguai importou mais de 65.718 armas de fogo em 1995; 58.253, em 1996; 34.752, em 1997, muito mais do que o necessário para suprir as necessidades nacionais. Muitas dessas armas exportadas legalmente voltavam para o país ilegalmente. O Brasil declarou moratória formal sobre as exportações, o que resultou em uma queda imediata no tráfico de armamento brasileiro, mas há denúncias de que isso aconteça até hoje.

A ameaça terrorista é uma novidade para os brasileiros. Já os riscos da violência gerada por armas de fogo são bastante conhecidos pela população. O número de homicídios é impressionante: uma em cada dez mortes violentas no mundo é de um(a) brasileiro(a). Estima-se que, em 2013, 53.646 cidadãos brasileiros foram assassinados — uma taxa de 25,2 para cada cem mil habitantes. Cerca de 42 mil desses homicídios foram praticados por armas de fogo. Ataques de “lobos solitários” são o menor dos problemas.

Apesar disso, alguns deputados estão tentando, de maneira perversa, flexibilizar a legislação sobre armas de fogo e facilitar o acesso a elas, inclusive para potenciais terroristas. Em lugar de legislar pelo avanço de políticas de controle dos estoques, pelo combate ao desvio e pela integração de bancos de dados que favoreçam as investigações de homicídios, a proposta deles é revogar o controle hoje existente. Na contramão da preocupação mundial com o acesso de grupos radicais a armamentos, alguns parlamentares brasileiros parecem querer, literalmente, oferecer aos extremistas ainda mais armas e munições.

By Robert Muggah
Opinion editorial published in 16 August, 2016
O Globo

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

Skip to content