Coordenação de Comunicação e Conteúdo
Oportunidade
O Instituto Igarapé busca um profissional para atuar na coordenação da comunicação institucional para integrar a sua área de Comunicação e Conteúdo. O objetivo é elaborar e supervisionar a produção de produtos institucionais, como sites, eventos, newsletters, publicações e relatórios periódicos, além de dar suporte à gerência de comunicação na coordenação e formulação de estratégias nas frentes de comunicação externa, imprensa e redes sociais.
Como um passo para que a composição da sua equipe reflita melhor a diversidade racial do Brasil, o Instituto Igarapé priorizará candidaturas de pessoas negras (pretas e pardas) e indígenas.
Responsabilidades e atribuições:
- Participar da elaboração e executar o Plano de Comunicação Estratégico em seus diversos segmentos (comunicação interna, institucional, imprensa, redes sociais, multimídias, publicações).
- Organizar e acompanhar o fluxo interno de tarefas da área de Comunicação.
- Produzir e supervisionar a produção de conteúdos institucionais estratégicos, como sites, newsletters, publicações, eventos, relatórios periódicos e outros.
- Elaborar o relatório anual de atividades da instituição.
- Supervisionar e atualizar o conteúdo do site do Instituto Igarapé.
- Produzir e supervisionar a produção de relatórios com resultados da área de Comunicação e Conteúdo periodicamente.
- Coordenar junto às equipes de Pesquisa e Comunicação a edição/divulgação de publicações do Instituto Igarapé, supervisionando texto, tradução e layout.
- Organização de pautas e calendário estratégico do Instituto em suas diferentes frentes de atuação.
- Coordenar estratégias de divulgação, com atenção a diferentes canais, incluindo imprensa e redes sociais.
- Acompanhar e analisar métricas institucionais, como acessos ao site e publicações, para oferecer feedback quanto ao impacto das ações e melhor orientar estratégias.
- Trabalhar em parceria com equipes de pesquisa e cooperação para desenvolvimento de pautas e eventos.
- Garantir o alinhamento entre a visão estratégica do Instituto e as equipes internas;
- Colaborar com a proposição de pautas e posicionamento estratégico.
Competências desejadas:
- Mínimo de oito anos de experiência em comunicação institucional e/ou com temas relacionados aos do Instituto Igarapé no terceiro setor e/ou iniciativa privada.
- Graduação em Comunicação Social, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas e áreas afins.
- Experiência com estratégias de mobilização e engajamento de diferentes públicos;
- Capacidade comprovada de edição de texto e de escrita de alto padrão de documentos de síntese, briefings e artigos de opinião.
- Experiência anterior em edição de publicações impressas e/ou on-line.
- Experiência com estratégias de marketing digital e construção e edição de sites e plataformas digitais.
- Conhecimento avançado em ferramentas de pesquisa e produtos Google.
- Conhecimentos de SEO e ferramentas de e-mail marketing desejáveis.
- Conhecimentos de ferramentas de gestão de sites desejáveis.
- Familiaridade e abertura para integrar IA Generativa na rotina de trabalho é fundamental.
- Familiaridade metodologias de gestão de mudanças é diferencial.
- Organização, inovação e capacidade de interlocução multinível são soft skills esperados;
- Conhecimento de plataformas de CRM.
- Capacidade de organização e atenção a detalhes.
- Perfil dinâmico e multitarefa.
- Aberto à inovação e ao trabalho interdisciplinar.
- Excelente comunicação e relacionamento interpessoal.
- Habilidade para trabalhar em equipe, avaliar pessoas e processos e dar feedbacks.
- Maturidade profissional para trabalhar com pessoas de perfis diversos, inclusive pessoas públicas, e com temas complexos, que podem exigir confidencialidade.
- Capacidade de fazer leitura estratégica de cenários.
- Conhecimento de atores-chave nos campos de atuação do Igarapé, da sociedade civil, da política e da imprensa.
- Fluência oral e escrita em inglês. Espanhol desejável.
- Habilidades de flexibilidade, capacidade de adaptação a mudanças, planejamento e organização.
- Conhecimento de metodologias de gestão ágeis e de projetos, ferramentas e sistemas relacionados a área de comunicação.
- Proatividade e estar aberto à inovação e transformação digital, buscando melhoria contínua e soluções estratégicas para a comunicação.
- Olhar 360 para aspectos relacionados a comunicação, riscos e oportunidades.
Condições de trabalho:
- Dedicação integral – prestação de serviço via pessoa Jurídica;
- Local de trabalho: presencial residente no Rio de Janeiro.
Processo Seletivo:
- Fase 1: Preencher e submeter formulário até o dia 30/04/2025 através do link;
- Fase 2: Entrevistas virtuais com candidatos pré-selecionado.
Sobre o Igarapé
O Instituto Igarapé é um think and do tank independente focado nas áreas de segurança pública, climática e digital e suas consequências para a democracia. Seu objetivo é propor soluções e parcerias para desafios globais por meio de pesquisas, novas tecnologias, comunicação e influência em políticas públicas e políticas corporativas que impactam o interesse público. Somos uma instituição sem fins lucrativos, independente e apartidária, com sede no Rio de Janeiro, e cuja atuação transcende fronteiras locais, nacionais e regionais. Premiada como, a melhor ONG de Direitos Humanos no ano de 2018, o melhor think tank em política social pela Prospect Magazine em 2019 e considerada pelo Instituto Doar, uma das 100 melhores organizações brasileiras do terceiro setor em 2022. O Instituto trabalha com governos, setor privado e sociedade civil para desenhar soluções baseadas em dados para desafios complexos.