Boletim Futuros Globais: BRICS e a Agenda do Clima: A dupla presidência do Brasil no BRICS e na COP30 e o que vem a seguir
A agenda climática vem ganhando força no âmbito do BRICS desde 2019. Inicialmente marcada por menções ocasionais em declarações políticas, ganhou novo fôlego com a presidência brasileira do BRICS em 2025 — ano em que o país também está sediando a COP30. Nesse contexto, a cooperação evoluiu para um formato setorial mais estruturado, abrindo uma janela crítica para o avanço da ação climática entre os Estados-membros do bloco.
Este Global Futures Bulletin analisa os principais resultados alcançados durante a relativamente curta Presidência Brasileira do BRICS e considera o que vem a seguir. Faz também uma reflexão sobre os acordos alcançados entre os membros do grupo nos últimos anos, as mudanças em curso em muitos países do BRICS — como os esforços para acelerar a descarbonização — e a crescente relevância dos temas relacionados ao clima na agenda do bloco.
O consenso que vem sendo alcançado em 2025 mescla uma forte mensagem política com uma visão de futuro para a cooperação intra-BRICS em questões climáticas. A decisão do Brasil de elevar a prioridade política das questões climáticas dentro do BRICS está alinhada com seu objetivo mais amplo de acelerar a implementação dos acordos climáticos e revitalizar a cooperação internacional contra as mudanças climáticas em tempos de policrise, instabilidade e fragmentação no cenário internacional.
No entanto, para passar da retórica a resultados concretos, o bloco precisa institucionalizar ainda mais sua agenda de ação climática e acelerar a cooperação, apoiando-se e aprofundando iniciativas previamente acordadas. No nível setorial, inúmeras oportunidades ainda incipientes podem avançar de forma bilateral e trilateral em áreas de interesse e convergência mútua, tornando a plataforma BRICS um facilitador da cooperação multidimensional entre seus membros e um importante contribuinte para a ação climática global e soluções concretas para o clima.
Leia a publicação (somente em inglês)
Conheça mais sobre o tema nas edições Governance Gaps: Assessing Global Disparities in AI Policy Initiatives around the World e The BRICS and the Decarbonization and Biodiversity Protection Challenges, do Global Futures Bulletin.