Analista de Comunicação Digital
Oportunidade
O Instituto Igarapé busca um/a analista de comunicação digital para integrar a sua área de Comunicação e Conteúdo. O/a profissional se reportará diretamente à Coordenação de Comunicação e Conteúdo e trabalhará em intenso diálogo com a Coordenação de Criação. O/a profissional vai gerenciar as redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Linkedin, entre outras) do Instituto Igarapé e elaborar métricas digitais, inclusive dos nossos sites. E será responsável pelo conteúdo para transmitir mensagens estratégicas, disseminar nossos projetos e acompanhar os resultados dessas divulgações, cooperando para a elaboração de novas estratégias de lançamento, baseadas em evidências.
Como um passo para que a composição da sua equipe reflita melhor a diversidade racial do Brasil, o Instituto Igarapé priorizará candidaturas de pessoas negras (pretas e pardas) e indígenas. Por favor, caso se sinta à vontade, informe como você define sua raça ou cor (branco, preto, pardo, índigena ou amarelo) no formulário de inscrição.
Responsabilidades e atribuições:
- Planejamento estratégico e gerenciamento de redes sociais.
- Planejamento e gestão semanal da programação de redes sociais.
- Formulação, campanhas e cronogramas de redes sociais do dia a dia e para planos de comunicação das redes sociais com ações, formatos, canais, timings.
- Pesquisa e apuração de pautas, calendário e conteúdos de ações/projetos para repercussão nas redes sociais.
- Produção e edição de conteúdo para redes sociais, com especial atenção à produção textual.
- Gestão de comunidade (diário).
- Suporte a eventos que envolvam estratégia de redes sociais.
- Monitoramento do desempenho das postagens e análise de métricas.
- Produção de relatórios estratégicos de media intelligence.
- Social listening.
- Organização e gestão de clusters de redes sociais e mailing (RD Station).
- Atualização dos sites do Instituto.
- Excelente texto em diversos formatos.
- Agilidade e conhecimento de ferramentas para monitoramento de plataformas digitais são imprescindíveis.
- Habilidade para a produção de conteúdo audiovisual.
Competências desejadas:
- Nível superior completo (Comunicação, Marketing, Estudos de Mídia ou áreas afins).
- Ter ao menos 05 anos de experiência profissional comprovada em atividade relacionada à vaga.
- Domínio de ferramentas de acompanhamento de métricas (Meltwater) e de edição de site (WordPress).
- Domínio de ferramentas de promoção de conteúdo.
- Conhecimentos de softwares de edição, produção de imagens e edição de vídeos do pacote Adobe.
- Conhecimento de softwares de e-mail marketing.
- Conhecimento de softwares de animação (desejável).
- Português impecável.
- Fluência oral e escrita em inglês.
- Fluência em espanhol desejável.
- Planejamento e organização.
- Agilidade.
- Saber gerenciar o seu tempo, em alinhamento com o cronograma da equipe.
- Habilidade para expressão oral.
- Habilidade para trabalhar em equipe.
- Criatividade e proatividade.
- Interesse nos temas do Instituto Igarapé.
- Habilidade para trabalhar em equipe, avaliar pessoas e processos e dar feedbacks.
- Maturidade profissional para trabalhar com pessoas de perfis diversos, inclusive pessoas públicas.
Condições de trabalho:
- Prestação de serviço via pessoa Jurídica;
- Local de trabalho: presencial residente no Rio de Janeiro.
Processo Seletivo:
- Fase 1: Preencha o formulário até do dia 06/07/2025, através do link;
- Fase 2: Realização de entrevistas virtuais com candidatos/as pré-selecionados/as.
Sobre o Igarapé
O Instituto Igarapé é um think and do tank independente focado nas áreas de segurança pública, climática e digital e suas consequências para a democracia. Seu objetivo é propor soluções e parcerias para desafios globais por meio de pesquisas, novas tecnologias, comunicação e influência em políticas públicas e políticas corporativas que impactam o interesse público. Somos uma instituição sem fins lucrativos, independente e apartidária, com sede no Rio de Janeiro, e cuja atuação transcende fronteiras locais, nacionais e regionais. Premiada como a melhor ONG de Direitos Humanos no ano de 2018, o melhor think tank em política social pela Prospect Magazine em 2019 e considerada pelo Instituto Doar, pelo segundo ano consecutivo uma das 100 melhores organizações brasileiras do terceiro setor. O Instituto trabalha com governos, setor privado e sociedade civil para desenhar soluções baseadas em dados para desafios complexos.