Igarapé Talks

Visualizar como página web

Instituto Igarapé - a think and do tank

Newsletter nº 7 – Agosto 2017

Foto de prisão brasileira.

Igarapé Talks

O Instituto Igarapé tem como compromisso a disseminação de ideias inovadoras sobre segurança, proteção social e acesso à justiça. Acreditamos no poder de compartilhar soluções baseadas em evidências que inspirem ações e produzam transformações positivas. O Instituto contribuiu com mais de 190 painéis internacionais em 2016 e está a caminho de quebrar esse recorde em 2017. Em agosto, a diretora executiva do Igarapé, Ilona Szabó, desconstruiu a perspectiva da guerra às drogas, oferecendo uma visão revigorada e progressista sobre política de drogas durante o USP Talks. Durante um debate amplamente divulgado com o Ministro da Justiça do Brasil durante o Reage Rio, a pesquisadora Michele dos Ramos sublinhou as soluções mais importantes para a segurança. No final de agosto, o diretor de pesquisa Robert Muggah participou, em Berlim, de um painel sobre o futuro do desenvolvimento com Gro Brundtland, que foi primeira-ministra da Noruega duas vezes, Sigmar Gabriel, ministro das relações exteriores da Alemanha, e Achim Steiner, chefe do PNUD. Robert também está a caminho do Oslo Freedom Forum e participará do TED Global, em Nova York, tratando de fragilidade e resiliência de cidades. Veja também outras palestras de membros do Instituto Igarapé no TED Global sobre drogas e cidades frágeis, e em Davos 2017, no Chicago Forum on Global Cities 2017, na Singularity University, e no Web Summit.

Veja o USP Talks com Ilona Szabó →

Igarapé em números

  • O Instituto Igarapé foi mencionado 912 vezes por 740 veículos brasileiros e internacionais somente em agosto. O trabalho do Igarapé foi destacado por grandes veículos internacionais como Bloomberg, CNN, Le Monde, New York Times, RT e outros. Os temas cobertos incluem o trabalho do Igarapé testando novas câmeras corporais que estão em teste pela Polícia de Jersey City, mencionado pela CBS News. A Folha de S. Paulo e outros veículos entrevistaram membros do Instituto Igarapé sobre o fim da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti. Membros do Instituto também foram mencionados no Financial Times e no Americas Quarterly.
  • O Igarapé também publicou 17 artigos de opinião em veículos nacionais e internacionais neste mês. Entre eles, artigos sobre pesquisa de opinião acerca da percepção de violência na América Latina, no Los Angeles Times !important; sobre a transformação da violência na Colômbia após o acordo de paz com as FARC, no Americas Quarterly !important; e sobre medidas para que se evite uma guerra civil na Venezuela, no Foreign Affairs.
  • O Instituto Igarapé lançou uma nova publicação em agosto. O texto explora a participação das mulheres nas Forças Armadas Brasileiras. O relatório inclui uma galeria de imagens que capturam a evolução da presença feminina no Exército, na Marinha e na Aeronáutica. O Instituto publicou o relatório em um evento de alto nível com a mulher de mais alta patente nas forças armadas do país, a Contra-Almirante Dalva Mendes, atraindo a atenção da mídia brasileira !important; foram, no total, 56 matérias na mídia nacional.
  • Membros do Instituto Igarapé participaram de 18 eventos públicos e seminários em agosto. A coordenadora da campanha Instinto de Vida, Dandara Tinoco, participou de um seminário organizado pela Plataforma dos Centros Urbanos da Unicef em Brasília. Ilona Szabó e Isabel Clemente lançaram o livro “Drogas: as Histórias que não te Contaram”, junto com a Campanha Instinto de Vida, em Porto Alegre. A pesquisadora Renata Avelar participou do debate “ A Resolução 1325: implementando a agenda de mulheres, paz e segurança no Brasil” no BRICS Policy Center, no Rio de Janeiro.

Rob Muggah apresentando nosso app Cidades Frágeis em Davos.

Igarapé no “Reage, Rio!”

O Instituto Igarapé está em estreita colaboração com as autoridades brasileiras em nível federal, estadual e municipal, o setor privado e uma série de grupos da sociedade civil para combater a crise da segurança pública que o Rio de Janeiro enfrenta. No dia 30 de agosto, os jornais O Globo e Extra lançaram o “ Reage Rio” para identificar soluções práticas de prevenção e redução da violência. O Igarapé teve papel central na discussão. A pesquisadora Michele dos Ramos participou de discussão sobre segurança pública junto com o Ministro da Justiça, Torquato Jardim. Ela sublinhou a importância da prevenção de homicídios. Sua contribuição apareceu na capa do jornal O Globo e gerou 5 das 50 recomendações produzidas pelo evento.

Veja o “Reage, Rio!” online

Rob Muggah apresentando nosso app Cidades Frágeis em Davos.

Discutindo drogas e gênero na Casa TPM 2017

No dia 27 de agosto, o Instituto Igarapé participou da edição de 2017 do Casa TPM, em São Paulo. Esse ano, o Instituto foi representado pela pesquisadora Ana Paula Pellegrino. Ana discutiu a questão das drogas e as vulnerabilidades vivenciadas particularmente pelas mulheres. Como ela disse: “ as mulheres enfrentam problemas ainda maiores quando acabam caindo no sistema de proibição. Há a questão do abandono e consequências ainda mais sérias.” O Igarapé consolidou-se como uma referência em questões relativas a política de drogas no Brasil e na América Latina. Um de nossos estudos recentes – “ Direito à Defesa e à Proporcionalidade” – avaliou os desafios específicos dos defensores públicos e oferece estratégias para melhorar as políticas de drogas de forma mais geral.

Leia: “Direito à defesa e à proporcionalidade”

Foto de Cesar Gaviria, ex-presidente da Colômbia.

Mulheres na linha de frente

O Instituto Igarapé desempenhou um papel fundamental na promoção da agenda Mulheres, Paz e Segurança no Brasil. No dia 11 de agosto, as pesquisadoras Maiara Folly, Renata Gianinni e Mariana Fonseca Lima lançaram uma nova publicação: “ Situações extraordinárias: a entrada de mulheres na linha de frente das Forças Armadas brasileiras”. Como parte do evento, o Igarapé também lançou conteúdo especial no site especializado Gênero e Número: com uma visualização ampla de dados e fotografias históricas sobre o papel da mulher nas Forças Armadas. O estudo apareceu em veículos como o Estadão, o HuffPost Brasil, a TV Band e muitos outros. O estudo também foi publicado online em formato web report.

Leia o web report da pesquisa

Foto de Cesar Gaviria, ex-presidente da Colômbia.

#InstintodeVida em Porto Alegre

A campanha Instinto de Vida continua a expandir suas conexões dentro do Brasil: no dia 22 de agosto, houve um novo lançamento da campanha em Porto Alegre, a maior cidade do Sul do Brasil. Durante a ocasião, o estado do Rio Grande do Sul e outros 14 municípios se comprometeram com a meta de redução de homicídios da campanha. O evento incluiu um painel sobre estratégias de redução do número de homicídios, e foi organizado pelo Insituto Fidedigna com o apoio do Instituto Igarapé. Autoridades do estado, prefeitos, guardas municipais e outros representantes do poder público – além de pesquisadores da área de segurança pública – participaram do evento que atraiu um grande nível de atenção de meios como o Zero Hora e o Jornal do Comércio, além de outros veículos regionais.

Veja o guia de políticas públicas de #InstintodeVida

Para ficar de olho

  • No dia 9 de setembro, Ilona Szabó vai apresentar seu livro Drogas: as histórias que não te contaram, na XVIII Bienal do Livro do Rio de Janeiro.
  • Entre os dias 6 e 8 de setembro, Nathan Thompson irá participar de um evento sobre segurança de computadores entitulado “ Por una mejor regulación de Internet en América Latina – #CELE17”, em Buenos Aires.
  • No dia 8 de setembro, a campanha Instinto de Vida realizará um grande evento em parceria com a OEA em Washington, D.C. (EUA), apresentando uma pesquisa de opinião realizada nos 6 países com as maiores taxas de homicídios da América Latina.
  • No dia 18 de setembro, o diretor de pesquisa Robert Muggah participará do painel “ Accelerating Progress on Urban Development roundtable , do Fórum Econômico Mundial em Nova York.
  • No dia 19 de setembro, Robert Muggah vai publicar um relatório novo e importante junto com a Iniciativa Know Violence in Childhood, em Nova York.
  • Robert Muggah também volta ao TED Global, em Nova York, em 20 de setembro para dar uma palestra sobre como construir cidades resilientes.
  • Entre os dias 24 e 28 de setembro, Robert Muggah presidirá partes da segunda reunião do Parlamento Global de Prefeitos em Stavanger, Noruega.
  • O Instituto Igarapé faz parte da coalizão Debating Security Plus, um debate que ocorrerá online entre os dias de 26 e 28 de setembro.

Change language preferences / Alterar preferência de idioma

Instituto Igarapé - a think and do tank

igarape.org.br

+55 (21) 3496-2114

+55 (21) 3988-6540

contato@igarape.org.br

 

Apoie o Instituto Igarapé
Facebook
/InstitutoIgarape

Twitter
/igarape_org

Enviado por Instituto Igarapé

Rua Miranda Valverde, 64, Botafogo, Rio de Janeiro. RJ – Brasil – 22281-000

Se deseja não receber mais mensagens como esta, descadastre-se.

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo