Monitor
de Homicídios

Distribuição, dimensões e dinâmica
da violência letal no mundo

O Monitor de Homicídios, do Instituto Igarapé, é uma das bases de dados públicas mais abrangentes sobre homicídios no mundo.

 

A ferramenta cobre dados de 219 países e territórios, com foco nas Américas, onde há informações atualizadas para a maioria dos países. 

 

Informações atualizadas até 2023.

 

Veja destaques a seguir.

 

Apenas cinco países Brasil, Nigéria, México, Índia e África do Sul respondem por 40% dos homicídios no mundo em 2023. Os 10 primeiros colocados registraram mais de 53% dos homicídios globais.

Os níveis relativamente "estáveis" de homicídios registrados na América Latina e Caribe em 2023 contrastam com os anos anteriores.

Entre 2019 e 2020, os homicídios diminuíram 3% e entre 2018 e 2019 a queda foi de 10%.

A desaceleração na redução dos homicídios parece ter começado durante a pandemia de Covid-19. De fato, os homicídios diminuíram apenas 1% na ALC entre 2020 e 2022.

O Monitor estima uma taxa de homicídios de 19,6 por 100.000 habitantes para a América Latina e Caribe em 2023, com taxas maiores para o Caribe (21,1) e América Central (20,9).

29% de todos os homicídios ocorridos em 2022 acontecem na América Latina e Caribe, região que responde por apenas 8% da população global.

Os 13 países com as maiores taxas de homicídio

comparação 2022-2023

Em 2023, o Brasil foi o país mais violento do mundo em número de homicídios.

Brasil, Nigéria, México, Índia e África do Sul respondem por 40% dos homicídios mundiais.

Concentração de homicídios

TOP 5
TOP 10
TOP 20

Os homicídios concentram-se em um número relativamente pequeno de países

Entre as 30 cidades do mundo com as maiores taxas de homicídio estão:

Os jovens são as maiores vítimas da violência letal

41%

das vítimas de homicídios têm
entre 17 e 30 anos, nos países da América Latina e Caribe.

87%

das vítimas de homicídio na América Latina e Caribe são homens, em comparação com a média global de
81%, segundo o UNODC.

Armas de fogo

73%

dos homicídios são cometidos com arma de fogo na América Latina e Caribe. O índice mundial é 40% (UNODC).

Evolução da taxa de homicídios 2017-2023

10 principais cidades por taxa de homicídios até 2023

Desde 2015, o Instituto Igarapé lançou uma série de Notas sobre Homicídios, artigos analíticos em inglês, espanhol e português, explicando padrões e tendências da violência letal. Os artigos são escritos por especialistas internacionais para contar as histórias por trás dos dados. Especialistas em criminologia, saúde pública e outras ciências sociais também contribuíram com as discussões por meio de documentos que destacam as causas e as amplas consequências dos assassinatos, além das diferentes maneiras que os governos registram homicídios.

Publicações em Segurança Pública

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo