Redução da maioridade não soluciona tráfico, diz ex-presidente da Suíça

 

Abril, 2015

 

Ruth Dreifuss, da Comissão Global de Políticas sobre Drogas, defende na capital que se deve prender narcotraficantes e financiadores, não crianças

MEXICO-FORUM--SWITZERLAND-DREIFUSS

Dreifuss pertence à mesma organização internacional que o ex-presidente FHC

Ruth Dreifuss provavelmente passaria despercebida na multidão: baixinha, cabelos grisalhos, óculos e fala mansa. O que a diferencia de qualquer outra senhora de 75 anos é que Ruth, há algum tempo, se tornou um dos maiores nomes na mudança de política de drogas do mundo — além de ter sido a primeira presidente mulher da Suíça, em 1999. Dreifuss integra um grupo de 22 líderes intelectuais da Comissão Global de Políticas sobre Drogas, ao lado de outros ex-presidentes, como o brasileiro Fernando Henrique Cardoso. A organização luta para mudar as políticas públicas de drogas no mundo, favorecendo uma abordagem menos punitiva e mais social.

Na capital para uma palestra sobre o tema na Universidade de Brasília (UnB), Dreifuss discutiu os entraves e avanços internacionais na pauta, e claro, no Brasil. Quando questionada por um dos mais de 150 alunos presentes sobre a aplicabilidade no país de políticas que funcionam em países menores, como a Suíca, a resposta foi firme: “O motivo para que as políticas públicas não funcionem não tem relação com o tamanho do país, mas sim com a corrupção e a ineficiência de implementação e fiscalização de leis”.

Dreifuss iniciou sua trajetória quando implementou uma nova política para o país, que vivia em crise de epidemia do vírus HIV e de heroína. Os usuários de drogas não foram mais tratados como criminosos, tiveram apoio de equipes médicas e acesso a terapia. O programa de tratamento disponibilizava salas onde os usuários pudessem utilizar doses homeopáticas da droga, sob a supervisão médica. Dessa forma, eles não estariam marginalizados e expostos ao crime e ao tráfico nas ruas. A política de Dreifuss foi considerada um sucesso: o número anual de dependentes caiu de 850 em 1990 para 150 em 2005. Em 2008, foi realizado um plebiscito para avaliar a continuação da política e foi decidido pelo “sim”.

Antes da palestra, em entrevista ao Correio, Dreifuss abordou a política da Suíça, a cracolândia em São Paulo e a redução da maioridade penal — que, em sua opinião, só formaria um grupo de “mini soldados” e não resolveria o problema do tráfico.

A política que a senhora implementou na Suíça pode ser considerada corajosa e inovadora até os dias de hoje. Qual foi a reação da população?

Os suíços são, em geral, bem conservadores. Mas chegou um ponto que não havia mais saída; a política punitiva já não funcionava mais e as pessoas estavam desesperadas. A palavra é essa, “desespero”. A comunidade estava cansada de ver usuários pelas ruas, os próprios filhos viciados em heroína. Então, a partir do momento que puderam ver com os próprios olhos a eficiência da política, eles apoiaram. Digo ver com os próprios olhos, porque a comunidade literalmente não via mais sangue e seringas nas ruas. Os usuários eram tratados em clínicas seguras, com acompanhamento médico, não viviam mais em vulnerabilidade nas ruas, em contato com a criminalidade e o tráfico. O tratamento era uma espécie de primeiro passo para essas pessoas, que conseguiam se levantar e largar da heroína com esse e outros incentivos, com apoio social, emprego, etc.

Mudar a política de drogas significa, necessariamente, legalizar as drogas?

Nós não falamos em legalizar as drogas, e sim, em regulamentar. Tudo o que você consome é regulamentado: desde as substâncias da garrafinha de leite do bebê até os medicamentos da farmácia. Falando mais especificamente sobre a maconha: acreditamos que ela está no mesmo patamar do tabaco, e seu uso deveria ser regulamentado assim como o cigarro. Não estou falando que a maconha seja consumida da mesma forma na Europa e na África. É possível que em países mais vulneráveis, a utilização seja influenciada por outros fatores, como a pobreza, o desemprego… Não acho estado não deva dizer como uma pessoa deve viver ou não a sua vida, mas deve zelar para que ela o faça de maneira segura para si e para a sociedade. Além do mais, o narcotráfico é uma organização enorme e internacional. O Estado deve regulamentar as drogas para tirar seu monopólio das mãos desses criminosos.

Há no Congresso brasileiro um projeto de lei que propõe a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Isso resolveria em algum nível a luta contra o tráfico?

De forma alguma. Isso só ajuda a criar “mini soldados” para o tráfico. De forma alguma isso resolveria o problema. Deve haver, sim, repressão na guerra ao tráfico, afinal, trata-se de uma organização criminosa. Mas deve-se prender traficantes, mulas, financiadores, e não crianças. Colocar alguém que ainda nem terminou seu desenvolvimento na prisão cria um enorme risco de transformá-lo em um criminoso de verdade, por toda sua vida. Essas crianças devem ter uma chance de um futuro melhor, e prendê-las é interromper essa chance.

No Brasil, em relação às cracolândias, há o argumento de que só a internação compulsória pode resolver o problema…

Usuários não deveriam nunca ser tratados como criminosos. A punição não é nenhuma garantia de tirá-los das drogas e dos crimes — é comum que eles sejam presos e acabem voltando para as ruas depois. A política de tratamento da Suíça trata o vício como um problema de saúde e a abstinência não é exigida plenamente no começo. Os usuários podem ser medicados com doses de heroína aos poucos, até conseguirem se livrar do vício. É preciso criar uma rede de apoio, suporte e oportunidade como incentivo para o usuário sair das drogas e continuar limpo.

Correio Braziliense

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

Skip to content