Para diminuir a violência, é preciso vê-la inteira

A morte da jovem Nathalia na semana passada comoveu a população de Goiânia e voltou a mobilizar a opinião pública em torno do tema violência. Autoridades do Estado não demoraram em anunciar medidas de enfrentamento e propostas para a segurança. Acertada ou não, a reação responde à sensação de insegurança provocada pelo crime de grande repercussão. Mas o combate à violência precisa se basear em políticas de longo prazo e em dados confiáveis.

Diante do clima geral de pesar, é difícil falar em estatísticas, mas o fato é que elas revelam uma verdade pouco visível no noticiário. As mortes violentas não são episódicas: todos os dias dezenas de jovens, na maioria negros e pobres, morrem no país. Somos o país com o maior número de assassinatos do planeta – quase 60 mil por ano.

Apenas em Goiás, quase 3 mil pessoas morreram de forma violenta em 2013. No Estado do Rio, foram 5 mil homicídios no ano passado. A taxa por 100 mil habitantes, no entanto, é maior em Goiás que no Rio: 45,23 contra 29,91, números de 2013, os mais recentes disponíveis para a comparação (no Rio, houve uma queda para 25,4 em 2015).

O que mostram os números? Apesar da taxa elevada, é preciso analisar ainda outros fatores, como a progressão ao longo dos anos e a distribuição geográfica. O mais interessante é que os Estados apresentam tendências opostas: enquanto a curva do Rio é descendente, tendo diminuído sua taxa em menos da metade da que apresentava em 2002, Goiás vive situação inversa, tendo aumentado a taxa em cerca de 25 pontos em 11 anos, com uma aparente queda nos anos seguintes. A maioria dos homicídios de Goiás se concentra na capital, que registrou taxa de assassinatos de 38,23 por 100 mil habitantes; a taxa carioca é de 18,6, a menor desde 1991.

Que lições Goiás e Goiânia podem aproveitar da experiência do Rio de Janeiro? A Secretaria de Segurança Pública do Rio implantou o Sistema Integrado de Metas e Acompanhamento de Resultados (SIM), que colaborou para fortalecer ações de prevenção, o controle qualificado da criminalidade e maior integração entre as polícias. O aperfeiçoamento do programa de pacificação na cidade também contribuiu para o êxito das políticas de segurança.

Mas a agenda de segurança não pode se limitar ao governo estadual. O governo federal precisa se envolver e repactuar com os entes federados o papel de cada um, aumentando a possibilidade de replicações de boas práticas. Os municípios também precisam ter um papel ativo na prevenção, fomentando uma agenda de segurança cidadã em colaboração com a sociedade concentrada nos principais grupos de risco e pontos de maior concentração de criminalidade. Com um mapeamento, é possível antecipar e evitar a ocorrência de crimes.

Quebrar o ciclo de violência envolve ainda muitos outros fatores estruturais. Uma mudança na política de drogas, por exemplo, pode frear o extermínio da nossa juventude, que constitui a maior parte das vítimas de uma guerra às drogas há muito perdida. Além disso, é fundamental empreender uma regulação responsável de armas de fogo: mais de 70% dos homicídios no Brasil são cometidos com armas. Um terceiro foco de ação deve ser, finalmente, o fomento de políticas sociais inclusivas. Em Goiânia, o coeficiente de Gini, que mede o nível de desigualdade social, é de 0,65, um patamar considerado bastante elevado.

Em geral a soma de fatores como – elevada taxa de homicídio, desemprego, grande desigualdade de renda e rápido crescimento populacional – é a fórmula perfeita para fragilizar uma cidade. Com Goiânia não foi diferente.

Mas é possível reverter essa tendência. O primeiro passo para isso, é que voltemos a nos indignar com cada morte violenta independentemente da cor, gênero ou classe da vítima. Precisamos de um novo pacto pela vida que envolva toda a nossa sociedade e nos permita reconstruir uma visão de uma nação segura e inclusiva para todos os brasileiros.

By Ilona Szabó
Opinion editorial published in 1 March 2016
O Popular

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

Skip to content