Número de fuzis apreendidos pela Polícia Militar no estado cresce 100% em janeiro deste ano

Por Vera Araújo

Foram encontrados 41 fuzis , contra 20 achados no mesmo mês de 2014. Total de pistolas apreendidas também impressiona

A tese de que o expressivo número de casos de vítimas de balas perdidas registrado em janeiro no estado — 32, mais de um por dia — está relacionado a uma grande quantidade de armas nas mãos de bandidos ganha força. A Polícia Militar informou, nesta terça-feira, que, no mês passado, apreendeu nada menos que 41 fuzis. No mesmo período de 2014, PMs recolheram 20.

Também chama a atenção a quantidade encontrada de fuzis AK-47: 18, o que corresponde a 44% do total. Trata-se de um armamento de fabricação russa ou tcheca, resistente a altas temperaturas. E, segundo policiais, há indícios de que boa parte do material apreendido foi fabricada recentemente.

O número de pistolas apreendidas também impressiona: saltou de 173 para 253, comparando-se janeiro de 2014 com o mesmo mês deste ano, o que representa um aumento de 46,24%. Já a quantidade de granadas e outros explosivos recolhidas em operações policiais passou, no período, de 59 para 69.

Apenas o número de revólveres apreendidos apresentou uma redução: caiu de 279 para 194, ou seja, 30,47%, na comparação entre os meses de janeiro de 2014 e deste ano.

Ao comentar os números, o secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, voltou a dizer que, sem um aumento do patrulhamento nas fronteiras e um trabalho de integrado com investigadores de outros estados e a Polícia Federal, a PM do Rio continuará “enxugando gelo’’ no que diz respeito ao combate ao tráfico de armas. Ele defendeu a criação de centros interestaduais de inteligência, coordenados por policiais federais, para tentar impedir a entrada de fuzis, pistolas e munição no país, principalmente pelas divisas dos estados do Paraná, do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.

— Quando eu era delegado da Polícia Federal, participei de uma experiência desse tipo que deu bons frutos. Não acabaria de vez com o problema, mas ajudaria bastante a reduzir o tráfico de armas — afirmou Beltrame.

A procedência das armas é algo que intriga a polícia. Embora o armamento apreendido em janeiro ainda esteja sob análise, dados de um relatório confidencial da Coordenadoria de Informação e Inteligência Policial (Cinpol) do Rio revelam que as armas mais apreendidas no Brasil são pistolas da marca Taurus, que são fabricadas aqui. Segundo investigadores, a maioria é exportada para o Paraguai e retorna para cá. Entre as armas de longo alcance, fuzis da americana Colt também aparecem no topo da lista de mais apreendidos. De acordo com policiais, essas armas costumam fazer a rota Estados Unidos-Paraguai-Brasil.

No último sábado, a apreensão de seis pistolas desmontadas da marca Taurus, que estavam com uma mulher que veio do Paraguai para o Rio, reforçou a suspeita de que há um esquema de saída e entrada de armas no Brasil. Robert Muggah, especialista em segurança pública e diretor do Instituto Igarapé, diz que isso é bastante comum:

— Uma grande quantidade das armas apreendidas é fabricada no Brasil. Elas saem do país, vão para Paraguai, Argentina e Venezuela, e acabam retornando. É preciso apertar o cerco nas fronteiras com esses países.

Para o especialista, pior do que o aumento da quantidade de fuzis apreendidos no mês passado é o crescimento no número de apreensões de armas de curto calibre, como as pistolas.

— Quando fazemos pesquisas sobre o tipo de projétil que atinge as vítimas de balas perdidas, nós, pesquisadores, chegamos à conclusão que a maioria é ferida por disparos de armas de pequenos calibres. Não há dúvidas sobre a necessidade de a polícia utilizar armas pesadas, mas também precisamos pensar no uso proporcional da força em áreas mais conflagradas, como as zonas Norte e Oeste. Defendo ações mais inteligentes por parte das forças policiais.

Para o subchefe operacional do Estado-Maior da PM, coronel Cláudio Lima Freire, a reestruturação do Comando de Operações Especiais — que inclui o Batalhão de Operações Especiais (Bope), o Batalhão de Choque, o Batalhão de Ações com Cães e o Grupamento Aeromarítimo —, que passou a atuar mais em comunidades conflagradas, inclusive em áreas com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), fez com que as apreensões de armas no estado crescessem.

— São 2.200 homens bem-treinados, prontos para agir a qualquer momento, dando suporte às UPPs ou aos batalhões que tiverem problemas em suas áreas, como foi o caso do Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, onde apreendemos 11 fuzis. Houve um trabalho de integração com o 41º BPM (Irajá) e batalhões vizinhos. Foi um resultado operacional significativo, vamos investir mais nisso — explicou.

A quantidade de cocaína apreendida no mês passado também impressiona: foi 1,1 tonelada. Em janeiro do ano passado, PMs apreenderam apenas 56 quilos. Ou seja, houve um aumento de quase 2.000%. As apreensões de maconha subiram de 2,1 para 2,4 toneladas, um crescimento de 12,37%. Já as apreensões de crack tiveram um aumento de 214%, passando de 4,2 kg para 13,3 kg.

Já o número de prisões feitas pela PM subiu de 1.387, em janeiro do ano passado, para 1.892 no mesmo mês deste ano. Isso corresponde a um crescimento de 36,41%.

Publicado em O GLOBO em 04/02/2015

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

Skip to content