Novos líderes discutem segurança, desenvolvimento e inclusão na AL

27 June, 2016

rsz_ilonawefCom dez das quinze economias mais desiguais do mundo localizadas na região, inclusão, desenvolvimento e segurança pública foram temas de destaque na rodada latino-americana do Fórum Econômico Mundial, realizado em Medellín.

“Temos 220 milhões de pessoas vivendo com apenas US$ 4 por dia na América Latina”, destacou o brasileiro Antonio Ermírio de Moraes Neto, que participou do painel Empreendedorismo para Prosperidade.

Fundador da Vox Capital, fundo de investimento em negócios de impacto social de R$ 84 milhões, ele aposta prioritariamente em start-ups da área de saúde, educação e finanças, tendo injetado recursos em 20 empresas ao longo de sete anos de atuação.

Para Neto, o ambiente empresarial está em transformação na América Latina, graças à uma geração que coloca a criação de impacto e de emprego (60%) acima do lucro (40%), segundo pesquisa realizada com 1.500 jovens empreendedores.

É uma nova geração de empresários, empreendedores sociais e representantes da sociedade civil que tenta suprir a ausência de autoridades brasileiras e líderes empresariais de peso da indústria nacional em encontros internacionais como o realizado na Colômbia entre 16 e 17 de junho.

“O grande ausente foi o governo brasileiro, que deixou de participar de discussões como o impacto da revolução digital nas democracias representativas”, afirmou o cientista político Leandro Machado, que participou do encontro como Young Global Líder, uma das comunidades da Fundação Schwab, organização irmã do Fórum Econômico Mundial.

“Foi gritante o silêncio das autoridades”, pontuou o fundador da Cause, primeira agência de defesa de causas e interesses públicos do Brasil.

Quem ganhou voz no encontro foram os presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, e da Argentina, Mauricio Macri. “Os cidadãos do século 21 são milionários em informações e bilionários em expectativas”, disse o argentino, na plenária de abertura do fórum, cujo tema central foi o impacto da quarta revolução industrial.

Os avanços tecnológicos e as grandes transformações previstas para os próximos anos vão acabar com 5 milhões de empregos em todo o mundo, segundo projeções do Fórum Econômico Mundial. “O que coloca em xeque os avanços sociais conquistados nas últimas décadas”, pontuou Marisol Argueta, chefe da entidade para a América Latina.

Segurança pública também está entre os maiores desafios da região e foi tema de vários painéis do encontro na Colômbia, que empreendeu ao longo de décadas uma guerra contra as Farc e no combate ao narcotráfico.

Sede de um dos cartéis de cocaína mais violentos e poderosos do mundo, o renascimento de Medellín é apontado como exemplo para o Brasil e para outros países da região que enfrentam sérios problemas de violência.

“Somos o país com o maior número de homicídios do mundo há décadas. Já são quase 60 mil por ano e 32 das 50 cidades mais violentas do mundo estão no Brasil”, destacou a brasileira Ilona Szabó de Carvalho, do Instituto Igarapé, que se dedica à dedicado à integração das agendas da segurança, justiça e do desenvolvimento.

Participante de painéis sobre segurança pública e combate às drogas, a brasileira foi apontada como um dos destaques da rodada de discussões na Colômbia, ao levantar questões como o impacto socioeconômico da violência. “Estima-se que os custos sociais da violência brasileira cheguem à cifra dos 258 bilhões de reais por ano, 5,4% do PIB.”

Veja o vídeo do painel sobre o narcotráfico

Convidada do encontro como Young Global Leader, ela destacou ainda o fato de o Brasil ter a quarta população carcerária do mundo. “Em dezembro de 2014, havia 622.202 pessoas presas no país, número que aumentou vertiginosamente desde a promulgação da nova Lei de Drogas, quando havia 401.236 presos no Brasil.”

Diante de tais dados, Ilona alerta para a importância de dois julgamentos em curso no Supremo Tribunal Federal. Um que discute a equiparação do tráfico simples à crime hediondo e outro sobre descriminalização do porte de drogas para uso pessoal.

Folha de S. Paulo

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

Skip to content