De mal a pior

 

Março, 2015

 

Número de homicídios no Brasil já passa de 60 mil por ano, estima Ipea. Redução de mortes até 2030 é meta da ONU

Pode ser ainda mais trágico o quadro endêmico de homicídios no Brasil. O Mapa da Violência 2014, com informações do sistema de saúde, contabilizou 56.377 assassinatos no país em 2012 (último dado disponível). O Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que leva em conta as ocorrências em delegacias de polícia, estimou em 53.646 o total de óbitos por homicídios dolosos, roubos e lesões corporais seguidos de morte, em 2013. O par de números, de tão grave, prescindiria de diagnóstico mais alarmante. Mas um modelo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que o total de mortes violentas no país já ultrapassou a barreira de 60 mil por ano. Teriam somado 63.039 em 2012, num ritmo superior a 170 crimes por dia.

A estatística, devastadora, é resultado da adição dos assassinatos confirmados a uma parcela das mortes violentas por causa indeterminada registradas no sistema de saúde. Diretor de Políticas do Estado do Ipea, Daniel Cerqueira criou o modelo que associa as informações das vítimas a um padrão de homicídio. De modo geral, as pessoas executadas no Brasil são do sexo masculino, jovens, de pele preta ou parda. Costumam ser baleadas na rua, entre 20h e meia-noite. Cerqueira mapeou 1,8 milhão de mortes violentas, entre homicídios, suicídios, acidentes de trânsito e por causa indeterminada. Ao processar as informações, em 2010, descobriu que a taxa de assassinatos seria de 15% a 20% maior. Hoje, após correções nos sistemas de classificação de cinco estados brasileiros, a proporção de homicídios ocultos está em 13%.

Na série analisada pelo Ipea, os assassinatos no Brasil cresceram em linha reta dos anos 1980 a 2003. Dali até 2007 caíram, na esteira da promulgação do Estatuto do Desarmamento e das seguidas campanhas de recolhimento de armas. Desde então, voltaram a subir, em parte pelas iniciativas que tornaram mais brandas as prisões por porte de arma de fogo, em parte pela expansão do mercado de drogas ilícitas. O tráfico de entorpecentes, com quadrilhas fortemente armadas, se expandiu nas periferias das capitais e em cidades médias. As disputas por território entre os criminosos e os confrontos com a polícia multiplicaram as mortes. Está aí a combinação nefasta que faz do Brasil um dos campeões em homicídios no planeta.

O cenário é desolador, mas a guerra não está perdida. Uma política pública nacional de redução dos homicídios é não apenas necessária como viável. Em artigo no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2014, o próprio Daniel Cerqueira e os pesquisadores Roberto Muggah, Maria Fernanda Tourinho Peres e Renato Sérgio de Lima afirmam que o Brasil tem condições de derrubar a taxa em 65% na próxima década e meia. O indicador sairia do patamar atual de 27 para 9,3 mortes por cem mil habitantes. A Organização Mundial de Saúde estabelece dez por cem mil como fronteira da epidemia.

Combate à entrada de armas de fogo no país; novos modelos de ação policial que privilegiem a inteligência em vez dos confrontos; políticas de segurança integradas entre União, estados e municípios; Judiciário rápido e eficiente são fatores que ajudariam a reduzir os assombrosos números de homicídios no Brasil. O momento é oportuno, porque estão em debate na ONU os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “Reduzir significativamente todas as formas de violência e as taxas de mortalidade relacionadas” encabeça o rol de metas a serem alcançadas no período 2016-2030. A hora é já.

Publicado em O Globo.

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

Skip to content