Governo ignorou PF na elaboração de decretos que flexibilizaram compra e uso de armas de fogo

Publicado no Globo

Com Ilona Szabó

BRASÍLIA – O governo do presidente Jair Bolsonaro ignorou a Polícia Federal durante a elaboração dos quatro decretos assinados por ele em fevereiro deste ano e que flexibilizaram as regras para a compra e uso de armas de fogo. A Polícia Federal é o principal órgão do Sistema Nacional de Armas (Sinarm) e vinha sendo consultada pelo governo em decretos anteriores sobre o tema. Especialistas em segurança pública avaliam que a falta de consulta ao órgão desrespeita as atribuições da PF e que os decretos não teriam respaldo técnico.

A diretora-executiva do Instituto Igarapé, Ilona Szabó, diz que o governo desrespeitou as atribuições da PF ao não consultá-la sobre os decretos. Segundo ela, o governo sabe que não há justificativas técnicas para as medidas.

— A Polícia Federal, assim como outras instituições do sistema de segurança pública e justiça criminal, sabe que não há justifica técnica que embase as irresponsáveis medidas propostas pelos decretos de armas. Os decretos tornam o trabalho das polícias mais difícil e arriscado, e contrariam normas de segurança e defesa brasileiras. É um desrespeito às atribuições e ao mandato dessas instituições, e compromete a segurança pública — afirma Ilona.

Leia mais

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

Skip to content