Estudo mostra que oito em cada dez armas apreendidas no Rio são revólver ou pistola

RIO – Em meio ao debate sobre mudanças no Estatuto do Desarmamento e a facilidade na entrada de armas ilegais pela fronteira do país, três organizações da sociedade civil (Instituto Igarapé, Sou da Paz e Viva Rio) lançaram um estudo em que destacam que oito em cada dez armas apreendidas no Rio são revólver ou pistola. O documento busca aperfeiçoar a legislação de controle de armas e munições no Brasil, sendo contrário a uma maior flexibilização do Estatuto para ampliar o porte de armamentos.

— De todas as armas apreendidas no Rio, os fuzis ainda apresentam uma porcentagem muito baixa. O número tem crescido nos últimos tempos, mas ainda é minoritário se comparado com revolveres e pistolas. É inegável que precisamos melhorar a fiscalização. A questão das fronteiras é importantíssima, mas também precisamos ver o nosso quintal. É fundamental que o controle de armas seja reforçado — defendeu Ivan Marques, diretor executivo do Sou da Paz.

Segundo o Instituto de Segurança Pública, das 5.425 armas apreendidas até julho deste ano, 4.400 são revólveres e pistolas. O estudo das ONGs aponta ainda que a maioria é de fabricação nacional e de calibre permitido.

A pesquisadora Michele dos Ramos, do Instituto Igarapé, alerta também para o aumento no número de armas de grosso calibre. As estatísticas no Rio revelam um aumento médio de 70% nas apreensões de fuzis e granadas, em comparação com o ano passado. Para Michele, uma legislação específica deve ser aplicada para esse tipo armamento com maior poder de fogo.

— As armas de uso restrito têm um potencial de transfixação e de alcance muito maiores do que a de outras armas de calibre inferior. Então, obviamente têm um impacto específico, diferente dos outros tipos de armas — afirmou.

Nesta quarta-feira, o secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, se reuniu com parlamentares no Senado e reforçou o pedido para aumentar a pena por posse ou porte de arma de uso restrito.

— O que um cidadão quer com um fuzil ou uma granada no território brasileiro? Isso não é possível. No Rio de Janeiro, apreende-se mais de um fuzil por dia. Então, há necessidade de essas pessoas sofrerem apenamento forte e com isso recuperar um dos requisitos da própria pena, que é seu caráter exemplar — argumentou Beltrame, que defende que seja aplicado uma pena de quatro a oito anos para quem for flagrado portando armamento de uso proibido ou restrito às forças de segurança.

Atualmente, a pena para esse tipo de crime é de três a seis anos de reclusão. As penas são as mesmas para quem é pego com uma pistola, com um fuzil ou metralhadora.

O Globo

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

Skip to content