Defensoria Pública prepara habeas corpus coletivo para descriminalizar uso de drogas

Defensores públicos do estado estão redigindo o texto de um habeas corpus coletivo para impedir a prisão de usuários de maconha. A ação é mais uma ofensiva a favor da descriminalização das drogas. A medida, no entanto, sequer tem previsão para entrar em vigor. Assim que for concluído, o habeas corpus será impetrado no Juizado Especial Criminal e será apreciado pela Justiça. Para o defensor público Rodrigo Pacheco, a iniciativa impedirá que muitas injustiças sejam cometidas, já que a lei não define qual a quantidade de droga caracteriza uso ou tráfico. Com o habeas corpus, o usuário pego com qualquer tipo de droga não poderá sequer ser levado para a delegacia.

— A ideia de fazer o habeas corpus foi baseada na inconstitucionalidade da criminalização do uso de drogas. A lei é vaga e dá margem para que muitas injustiças sejam cometidas. O usuário flagrado pela polícia é levado para a delegacia e depende exclusivamente da avaliação do policial para caracterizar se é uso ou tráfico. Ele assina um termo circunstanciado, e o caso é encaminhado ao Juizado Especial Criminal (Jecrim), onde poderá ser punido com pagamento de multa ou prestação de serviços comunitários. O habeas corpus impede isso — explicou o defensor.

O habeas corpus coletivo não especifica a quantidade nem o tipo de droga e impede a prisão de qualquer um que esteja portando maconha, cocaína, crack ou drogas sintéticas. Rodrigo Pacheco disse que, na semana passada, já houve outra ação. A Defensoria Pública do Estado já tinha lançado outra ofensiva. Passou a orientar os 762 defensores em exercício a pedir automaticamente a inconstitucionalidade de toda prisão de usuários de drogas no estado. Sem esperar pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que apreciará o assunto, o órgão tenta revogar na prática a criminalização do consumo, por entender que é questão de foro íntimo do usuário — a prisão, no caso, seria invasão de privacidade.

PESQUISADORA APROVA A IDEIA

Para a pesquisadora Ana Paula Pellegrino, do Instituto Igarapé — que dedica-se à integração das agendas de segurança e desenvolvimento —,esse tipo de ação é muito bem vinda.

— Temos que mudar o ponto de vista que existe sobre o usuário. É uma política falida considerar o usuário um criminoso. A humanidade usa drogas há séculos. Tem gente que usa e não tem problemas, outros desenvolvem uso abusivo. Para essas pessoas, a resposta deve ser o tratamento, não a criminalização. Não levar preso o usuário é um caminho sim. O habeas corpus vai enriquecer o debate sobre a descriminalização do uso.

O STF deve votar ainda este ano a ação que descriminaliza o uso de droga no país. O ministro Gilmar Mendes é o relator de um processo e deve incluir ainda a proposta de que um juiz analise se uma pessoa apanhada com drogas é usuária ou traficante.

A inspiração para a elaboração do habeas corpus coletivo, segundo o defensor público, surgiu depois de uma ação semelhante adotada em Volta Redonda. Lá, há cerca de quatro anos, os flanelinhas eram presos e levados para a delegacia por exercício ilegal da profissão. A Defensoria Pública impetrou um habeas corpus coletivo para impedir a prisão, que já está sendo analisado em última instância, depois de recursos, e agora depende do Supremo Tribunal Federal (STF).

Trabalhando há mais de 30 anos com dependentes químicos, sendo 25 deles no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas (Nepad) da Uerj, a psiquiatra Maria Theresa de Aquino, disse ser a favor da medida proposta pela Defensoria Pública do Estado, apesar de ser contra a liberação da drogas.

— Não é crime portar droga. É doença o que a pessoa carrega consigo. Aplaudo esse tipo de atitude, porque o usuário não é um meliante. O usuário de drogas não é um caso de polícia. É um caso de saúde pública — disse Maria Theresa. — No entanto, sou contra a liberação e legalização das drogas. Acho que o Brasil ainda não está preparado para isso, e ainda não me apresentaram nenhum argumento sólido sobre isso. Já existem drogas demais no mercado.

Já o juiz Fábio Uchôa, da 1ª Vara Criminal da Capital, é contra a medida da Defensoria Pública. Segundo ele, a lei especifica o que é tráfico e uso. O magistrado afirma que lei não incrimina o uso da droga e, prova disso, é que não há nenhum usuário preso. Para ele, o habeas corpus coletivo proposto pela Defensoria Pública libera o uso de todas as drogas, o que vai aumentar ainda mais o tráfico.

— Acho que o Brasil não está preparado para a descriminalização, porque há um submundo na comercialização — avaliou o magistrado. — Mesmo os países que liberaram a maconha, não liberaram as outras drogas.

O Globo

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

Skip to content