Categoria: GPS

Publicações

Boletim GPS do Espaço Cívico 8

O terceiro trimestre foi marcado pela escalada no cenário de violência política no país, inclusive através da violência física, com homicídios e incidentes envolvendo armas de fogo. Os ataques ao sistema eleitoral, às pesquisas eleitorais e às instituições democráticas também tiveram alta repercussão e ganharam destaque neste boletim pelo período eleitoral.

Publicações

Boletim GPS do Espaço Cívico 7

O segundo trimestre foi marcado por uma escalada nos casos de violência política e ataques ao sistema eleitoral. A insegurança ambiental e os crimes contra pessoas defensoras do meio ambiente e povos indígenas emergiram como questão central.

Publicações

Boletim GPS do Espaço Cívico 6

O 1º trimestre de 2022 marcou o início do ano eleitoral, que já dá sinais de tensão entre as instituições, especialmente entre o Executivo e o Judiciário. O acirramento da animosidade entre adversários políticos e a violência política também tiveram destaque.

Publicações

Boletim GPS do Espaço Cívico 5

Uma retrospectiva inédita registra uma média de mais de quatro ataques e ameaças ao espaço cívico ao longo de todo o ano de 2021, com destaque para mais de duas mil respostas institucionais e ações de resistência da sociedade civil e outros grupos.

Publicações

Boletim GPS do Espaço Cívico 4

Com monitoramento sistemático do cenário nacional registramos um aumento expressivo no número de ameaças e ataques ao espaço cívico, em média, quase seis por dia.

Publicações

Boletim GPS do Espaço Cívico 3

Tensão institucional entre os três Poderes aumenta registros de ameaças ao espaço cívico. Conheça os casos em que reações da sociedade provocaram mudança de posicionamento.

Publicações

Boletim GPS do Espaço Cívico 2

Crescimento de ameaças, como o uso da Lei de Segurança Nacional contra críticos, esbarra em centenas de reações e ações de resistência da sociedade civil.

Publicações

Boletim GPS do Espaço Cívico 1

Primeira edição do boletim compila mais de uma centena de ameaças ao espaço cívico, como o uso de instrumentos legais da segurança pública e da justiça criminal para intimidar juridicamente opositores ao governo.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo