Site map

CrimeRadar

CrimeRadar é uma plataforma digital que usa análise avançada de dados para prever taxas criminais em diferentes locais durante diferentes períodos de tempo. Ele funciona em smartphones e computadores. A primeira versão do aplicativo foi desenvolvida para utilização no Rio de Janeiro. CrimeRadar se projeta a partir de dados referentes a cinco anos de registros criminais (aproximadamente 14 milhões de ocorrências policiais registradas) coletados pela polícia do estado do Rio de Janeiro. Ao isolar padrões elaborados a partir de incidentes, locais e dados temporais, o aplicativo é capaz de determinar taxas criminais atualizadas para uso imediato, como também para períodos breves no futuro – além de possuir tendências criminais detalhadas dos últimos 12 meses. CrimeRadar foi concebido e desenvolvido pelo Instituto Igarapé, em parceria com Via Science e Mosaico.

Acesse CRIMERADAR

O que é o CrimeRadar?

CrimeRadar é um aplicativo que pode prever as chances de crimes acontecerem. Ele funciona em smartphones e computadores usando análise avançada de dados para exibir taxas relativas de criminalidade para diferentes regiões do Rio de Janeiro, em diferentes momentos do dia. Os dados são exibidos em um mapa interativo de calor. O aplicativo é uma iniciativa que visa empoderar o público em geral, engajando-o junto à prevenção criminal.

Por que usar o CrimeRadar?

CrimeRadar foi desenvolvido para melhorar o acesso à informação e fomentar a transparência em seu uso por habitantes locais e visitantes, além de tornar esses dados mais interativos, úteis e disponíveis. Há pouco tempo atrás, os dados de criminalidade básicos no Rio de Janeiro eram inacessíveis ao público em geral: o aplicativo atua justamente na acessibilidade e interatividade desses dados. CrimeRadar oferece dados em tempo real para os usuários, calculando seus níveis de segurança em diferentes locais e horários do dia pela cidade.

Como CrimeRadar lida com a previsão de crimes?

CrimeRadar não identifica localizações geográficas específicas de crimes futuros, mas abrange áreas de alcance de 250m x 250m. Além disso, o aplicativo não inclui nenhum tipo de dado subjetivo ou racial. Ele restringe sua análise para a frequência e sazonalidade dos crimes relatados em locais específicos, datas e horários. CrimeRadar busca prover ao público uma forma de visualizar dados criminais quando em trânsito por diferentes pontos da cidade. Suas análises são elencadas em uma escala de 1 a 10 – na qual 1 é o risco mínimo, e 10 o risco máximo – em diferentes micro-áreas da cidade.Como princípio básico, recomenda-se que sempre que se visita ou se viaja a um local inédito, qualquer um deve andar atento ao seu redor e se utilizar de cautela.

CLIQUE PARA AMPLIAR

Mencionado por