A Ágora sob ataque: uma tipologia para análise do fechamento do espaço cívico no Brasil

O que é espaço cívico? Qual é a sua relação com a nossa democracia? Por que está sob ataque?

Neste artigo, Ilona Szabó explica tudo e propõe uma tipologia para um melhor entendimento das diferentes estratégias e táticas utilizadas por governos autoritários-populistas. O artigo também apresenta uma análise detalhada de como o atual governo vem trabalhando para fechar o espaço cívico no Brasil, com táticas que vão desde a produção e divulgação de fake news, censura, abuso de poder e intimidação. A autora ilustra como nosso espaço cívico pode ser recuperado e oferece estratégias para que grupos cívicos resistam.

A partir dessa tipologia, elaboramos o boletim GPS do Espaço Cívico.  A cada trimestre, a publicação monitora e descreve ameaças e ataques, bem como as reações de instituições de Estado e da sociedade civil. A tipologia própria, de caráter sociológico, foi atualizada na nota técnica “Uma tipologia para entender as estratégias e táticas utilizadas para atacar o espaço cívico”.

O boletim faz parte de uma plataforma mais ampla, que inclui pesquisas, o podcast “Você Pode Mudar o Mundo” e o livro “A Defesa do Espaço Cívico”. Saiba mais em nossa página sobre o Espaço Cívico.

 

Leia a publicação

 

Leia a atualização da tipologia Entenda como o GPS é produzido

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo